20/04/10 11h19

Copa e Olimpíadas animam escola de idioma

DCI

A demanda por capacitação em idiomas esperada para o período que antecede a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, atrelada ao crescimento da classe C em todo o País e da economia na Região Nordeste, está acelerando os planos de expansão das franquias de idiomas Wizard, CNA, Yázigi e UNS. Elas estimam crescer até 25%, acima da média que se espera para o segmento este ano, de 16%.

Maior rede de franquias de idiomas do Brasil, com 1,2 mil escolas e faturamento de R$ 1,2 bilhão (US$ 609 milhões) em 2009, a Wizard prevê a abertura de novas escolas em todas as cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014. Com a meta de crescer 18% este ano, a rede está investindo em uma forte expansão no nordeste, especialmente nos Estados de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, por conta da Copa, e prevê a abertura de novas unidades e parcerias com prefeituras para a capacitação de profissionais diretamente ligados à infraestrutura do evento. Apesar da euforia com o mercado interno, a rede não está deixando de lado os negócios no exterior. Depois de iniciar operações no Japão, na China, nos Estados Unidos e no México, este mês a rede abrirá sua primeira unidade na Guatemala.

A rede de escolas de idiomas CNA também tem metas agressivas para o nordeste. "Temos potencial para abrir de 100 a 150 unidades no País este ano, das quais 91 serão na Região Nordeste", avalia Leonardo Cirino, diretor do CNA. A expectativa da rede é ampliar 25% o faturamento, que em 2009, ano em que abriu 18 franquias, alcançou R$ 553 milhões (US$ 280,7 milhões). Além da demanda esperada para o período que antecede a Copa, a estratégia visa ao crescimento da rede no nordeste. Segundo o empresário, 60% do faturamento da rede ainda são provenientes da Região Sudeste. Para isso, está oferecendo um seguro aos franqueados que investirem em uma franquia da rede e não obtiverem retorno em 24 meses, e está investindo na divulgação da marca nacionalmente, com investimento em mídia de massa para patrocínios de futebol.

Assim como o nordeste é a menina-dos-olhos de algumas redes, outras, como a Yázigi, querem dar impulso à expansão no Rio de Janeiro, também por conta dos eventos esportivos internacionais. A sexta maior rede de franquias de idiomas do País, com 400 unidades, grande parte delas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, pretende abrir este ano oito unidades no estado fluminense. "O ensino de línguas sempre foi um dos segmentos preferidos dos investidores em franquias. Se estávamos entre os cinco primeiros segmentos, agora, com a Copa e as Olimpíadas, estamos entre os dois primeiros", acredita Eduardo Letti, diretor de Expansão da Yázigi. De acordo o com diretor, a rede deu um grande impulso no nordeste brasileiro nos últimos três anos, por isso agora o foco é maior em outras regiões. "Estamos em quase todos os estados do nordeste. Temos trabalhado com mais força no Rio de Janeiro, em Brasília e em Curitiba."

A UNS Idiomas também mira a abertura de novas unidades no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo, de olho no filão da classe C. O objetivo é ampliar o número de escolas de 47 para 66 até o final do ano e chegar a um faturamento 25% maior que os R$ 20 milhões (US$ 10,2 milhões) registrados em 2009. Das 19 novas escolas previstas para o ano, nove devem ser abertas na cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "Nossa meta é dobrar o tamanho da rede em relação a 2009, pois encerramos o ano com 33 unidades. Já fechamos 13 novos contratos neste primeiro trimestre e queremos aumentar em 50% o número de alunos matriculados", detalha Carlos Coelho, gerente de Expansão. "O nosso público-alvo é de profissionais das classes B e C, com idade média de 25 anos, precisa de curso e não tem tempo para estudar", explica. O faturamento médio mensal de cada unidade, segundo a franqueadora, é de R$ 50 mil (US$ 27,8 mil), e a lucratividade, de 25% a 35%.