14/07/09 10h13

Cosan faz primeira venda de álcool combustível ao Japão

O Estado de S. Paulo

O conglomerado sucroalcoooleiro Cosan fechou o primeiro contrato para exportação de álcool combustível para o Japão. A parceria, firmada com a Mitsubishi, prevê o fornecimento de etanol para utilização na produção de ETBE, combustível que está sendo utilizado em substituição ao metanol, por ser um agente oxigenante mais limpo. De acordo com a empresa brasileira, este é o primeiro contrato de longo prazo de fornecimento de etanol para o Japão, cobrindo o período de três anos.

Os preços serão determinados pelo indicador Esalq e a previsão é de que os volumes podem ultrapassar os 80 milhões de litros por ano. Segundo o diretor comercial da Cosan, Mark Lyra, um importante ponto desse acordo é a inclusão de itens de sustentabilidade como requisitos para sua realização. "Pontos como cumprimento das leis trabalhistas, a redução de gases de efeito estufa, e o respeito às normas ambientais fazem parte do acordo", disse o executivo.

Atualmente a Cosan possui capacidade de produção de 2,3 bilhões de litros de etanol por ano. Na safra 2008/09, a Cosan exportou 456,4 milhões de litros para os Estados Unidos e países da Europa e da Ásia. No caso da Ásia, no entanto, até hoje os volumes exportados foram utilizados principalmente para fins industriais. Em maio do ano passado, a companhia também foi pioneira ao assinar o primeiro contrato com itens de sustentabilidade para fornecer o etanol combustível ao mercado sueco.

O primeiro embarque de etanol anidro para o Japão será efetivado ainda na safra 2009/10, de acordo com Lyra. Segundo ele, o contrato de três anos fechado com a Mitsubishi é a base para uma parceria de longo prazo com o mercado japonês, que está iniciando agora uma política de utilização de etanol carburante como aditivo indireto na gasolina. Para o executivo, as exportações de etanol para o Japão podem vir a atingir cerca de 10% das exportações totais da Cosan no longo prazo.