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Cosméticos de frutas tropicais e caipirinha fazem sucesso

DCI - 02/02/2009

Acerola, açaí, pitanga, maracujá, cupuaçu. As frutas brasileiras são um sucesso no exterior. Mas, em vez de serem vendidas nos mercados, estão disponíveis nas prateleiras de lojas de produtos de beleza de todo mundo. Usadas como princípio ativo na fórmula de cosméticos, elas chamam a atenção dos consumidores estrangeiros e ajudam as empresas brasileiras a exportar cada vez mais. "Os cosméticos brasileiros têm um importante compromisso com o tripé da sustentabilidade. Nossa indústria se preocupa em ser ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. A resposta positiva do mercado internacional é uma prova de que estamos caminhando na direção certa", afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basílio da Silva. Segundo dados da entidade, os cosméticos brasileiros já estão em 135 países e as vendas externas cresceram 165% entre 2003 e 2007. Ao total, o volume de exportações do período foi de US$ 537,5 milhões. O jeito brasileiro de ser nos cosméticos não se restringe às frutas. Apesar do nome, a Brazilian Fruit, empresa de cosméticos de São Paulo, exporta hidratante, gel esfoliante e espuma de banho de caipirinha. A bebida mais famosa do país saiu dos bares para as necessaires das mulheres de todo mundo, seguindo uma estratégia da empresa: "Queríamos mostrar para o mundo que existe mais coisas [no Brasil] além da Amazonia. A caipirinha é comum a todos os brasileiros, do Oiapoque ao Chuí", afirma Veronika Rezani, diretora da marca. "As pessoas sempre riem e comentam que os produtos trazem alegria." Uma das pioneiras a exportar, a Natura construiu seu nome no exterior baseada no conceito de brasilidade. "Vendemos o jeito de ser do Brasil, os produtos têm um pouco da nossa alegria, trazem bem-estar", diz Andrea Sanches, diretora de marketing da América Latina. Até 2012, a Natura pretende atingir 4,5% do mercado latino vendendo sabonetes, shampoos, condicionadores e hidratantes com princípio ativo de frutas brasileiras, como o guaraná e a andiroba. "Temos quase 111 mil consultoras na Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru e Venezuela", informa Andrea.