14/03/07 17h09

Costco, dos Estados Unidos, estuda investir no Brasil

Valor Econômico - 14/03/2007

Com a expansão do crédito, as grandes redes mundiais e os fundos de private equity passaram a olhar com mais atenção para o varejo não-alimentar brasileiro. Tanto assim que a gigante americana Costco, que possui lojas no formato de atacado semelhantes às do Makro e do Sam's Club (do Wal-Mart), já incluiu o Brasil na lista dos mercados onde analisa realizar investimentos, afirma Tierney Remick, a diretora global para mercados de consumo da Korn/Ferry International, a maior empresa mundial de recrutamento de executivos. Neste segmento, o número de projetos (demanda para contratação de executivos) dobrou em dois anos no Brasil, enquanto a receita gerada aumentou em 80%. Segundo a executiva, as grandes cadeias de supermercados que ainda não estão no Brasil tendem a vir no futuro. Neste time entram a Metro, da Alemanha, e a Tesco, da Inglaterra.  A Costco fatura US$ 60 bilhões por ano e é uma varejista pouco globalizada se comparada às concorrentes mundiais. Das 506 lojas que a rede de atacado possui, 373 estão nos EUA e 70 no Canadá. Uma estatística feita recentemente no setor de consumo provou que para cada US$ 100 investidos no Brasil, US$ 37 são recuperados dentro de um prazo de 18 a 24 meses em média.