07/07/09 10h44

CPFL transforma atendimento ao cliente em negócio

Valor Econômico

Com um plano de faturar entre R$ 30 milhões (US$ 15,5 milhões) e R$ 50 milhões (US$ 25,9 milhões) por ano, a CPFL iniciou, na sexta-feira, um serviço de atendimento ao consumidor que tem por objetivo atingir não só seus próprios clientes como os de outras companhias do setor elétrico, de prefeituras e empresas. A nova unidade de negócios do grupo foi batizada de CPFL Atende e está instalada em Ourinhos, interior de São Paulo. O investimento foi de R$ 3,5 milhões (US$ 1,8 milhão) e a empresa nasce com 300 funcionários. O vice-presidente de distribuição da companhia, Hélio Viana, diz que há um ano a CPFL está estudando o projeto e a escolha da cidade de Ourinhos se deu pela quantidade de faculdades na região, o que facilita a contratação de mão-de-obra qualificada.

Apesar de estar em negociações, a CPFL Atende não fechou nenhum contrato com empresas de fora do grupo. Inicialmente ela vai prestar serviços para as oito distribuidoras do grupo que fornecem para os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A empresa já tinha estrutura semelhante nas cidades de Campinas (SP) e Caxias do Sul (RS). Ourinhos vai inicialmente atender os clientes da CPFL Santa Cruz, Piratininga e Jaguariúna. A unidade também terá capacidade para receber chamadas da CPFL Paulista e da Rio Grande Energia.

A nova unidade de negócios vai ficar debaixo do guarda-chuva da CPFL Energia. A holding já abriga as atividades de distribuição, geração e comercialização. A CPFL Atende, que pretende faturar até R$ 50 milhões (US$ 25,9 milhões) por ano, vai ocupar um pedaço pequeno no grupo, que só no primeiro trimestre deste ano registrou um faturamento de R$ 2,4 bilhões (US$ 1,24 bilhão).