06/09/13 15h12

CPFL transforma Campinas em polo de carros elétricos

Correio Popular

A cidade de Campinas será a primeira do País a ter uma rede de “eletropostos” - pontos para o abastecimento de carros elétricos. O Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia, holding com sede em Campinas, prevê a implantação de 100 desses pontos para que os veículos movidos a eletricidade façam a recarga de energia. O projeto de pesquisa, que está inserido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem um investimento inicial de R$ 6,5 milhões (US$ 2,8 milhões) e pode chegar a R$ 25 milhões (US$ 10,6 milhões) em cinco anos.

O programa prevê que os recursos sejam empregados em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que permitam novas soluções para mobilidade urbana e redução do impacto ao meio ambiente. A CFPL já tem carros elétricos na sua frota - dos modelos ZoE, Fluence Z.E. e Kangoo Z.E, da montadora Renault- Nissan. A estimativa da companhia é chegar a seis veículos entre o final deste ano e janeiro de 2014. O gerente de Inovação da CPFL Energia, Vinicius Teixeira, afirmou que os primeiros dez pontos de abastecimento serão instalados em áreas da companhia. “O projeto de pesquisa também prevê o estabelecimento de parcerias com empresas, entidades e governos para o uso dos carros elétricos. Outros pontos de abastecimento devem ser implantados nas empresas e espaços como rodovias. Os locais vão depender das parcerias, mas ao longo dos próximos cinco anos estamos prevendo 100 pontos”, comentou.

Teixeira disse que a Secretaria Estadual de Energia e a Prefeitura de Campinas participam da pesquisa e devem passar a utilizar veículos elétricos na frota. “Também há empresas privadas mostrando interesse em participar do projeto de pesquisa” , comentou. Ele ressaltou que os parceiros podem adquirir os carros diretamente dos fabricantes ou por meio da própria CPFL junto às montadoras. Nesse caso, elas vão investir uma parcela de recursos no projeto. “A CPFL vai instalar a rede de abastecimento de energia elétrica dos veículos e dará consultorias para customizar o uso dos veículos conforme as necessidades dos parceiros”, comentou.
 
Teixeira explicou que há diferentes padrões para recarregar as baterias de um veículo elétrico. “Pode-se inclusive carregar o carro em uma tomada comum, em um módulo mais lento. Outra opção é um pequeno carregador que pode ser transportado pelo motorista. E há as estações de carregamento, nas quais é possível utilizar cartões magnéticos que liberam o acesso”. O executivo comentou que há mais uma forma, por meio de um equipamento que permite o carregamento rápido, entre 20 a 30 minutos. “Esse sistema é muito utilizado em rodovias para garantir aos motoristas recarregar as baterias de forma rápida. Na Europa, pesquisas mostram que de 10% a 15% dos motoristas utilizam essa opção”, explicou Teixeira.

Ele comentou que as soluções para reabastecer as baterias com energia dependem do perfil de uso dos veículos pelos parceiros. Teixeira disse que as baterias oferecem uma autonomia média de 150 a 200 quilômetros. “Os testes que fizemos na CPFL mostraram que a média de quilômetros percorridos diariamente pelos veículos elétricos varia de 60 a 70 quilômetros. Na medida em que as parcerias forem firmadas, a quantidade de veículos elétricos nas ruas de Campinas e região irá crescer”, frisou. O gerente afirmou que o programa é realizado com capital próprio da companhia.