27/02/12 15h12

CPqD apresenta 4G para área rural a ministro das Comunicações

Terra

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) apresentou nesta sexta-feira ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o estado atual da pesquisa sobre 4G baseada em LTE para áreas rurais e suburbanas. A banda larga móvel de quarta geração opera na faixa de radiofrequência de 450 MHz, e pode levar conexão a cerca de 30 milhões de famílias em regiões afastadas das capitais brasileiras.

A tecnologia, em desenvolvimento desde 2010, foi testada em Campinas, onde o CPqD está instalado, e atingiu os resultados esperados. "O LTE é a tecnologia mais avançada atualmente na área de comunicação sem fio em banda larga", opina Hélio Graciosa, presidente do centro de pesquisa. O pesquisador enumera, entre as vantagens do uso do LTE nem 450 MHz, a maior cobertura e a menor latência, além das taxas de transmissão de até 35 Mbps no download e 12,5 Mbps no upload.

Apoiado pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, do Ministério das Comunicações, o projeto "contribui de forma significativa para que se ultrapassem as barreiras que impedem a oferta de banda larga nas áreas rurais e remotas do País", segundo o ministro da pasta. "Estamos confiantes no sucesso do leilão que acontecerá em maio, para vencer o desafio da banda larga rural", declarou Bernardo.

A banda larga 4G do CPqD foi desenvolvida a partir da padronização 3GPP (conjunto de guidelines internacionais criado para uso em sistemas de 3G) mas com adaptações para a frequência de 450 MHz. Os acessórios necessários, que incluem antenas, dispositivos de radiofrequência e sistema de gerenciamento de rede, entre outros, serão vendidos pela WxBR, empresa que receberá a transferência da tecnologia do CPqD e será responsável por industrializá-la e comercializá-la.