24/01/23 12h55

Creative SP abre inscrições e levará 10 empresas para o SXSW, nos EUA

Maior evento de economia criativa do mundo acontece entre 10 e 19 de março; Será a primeira missão de 2023 do programa, que tem como um dos focos a atração de investimentos

InvestSP e Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Governo de SP abriu inscrições para a primeira missão de 2023 do CreativeSP - Programa de Internacionalização da Economia Criativa, que busca impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para o estado. O destino será o SXSW, o maior evento de economia criativa do mundo, focado em temas como cinema, música, tecnologia e inovação, que acontece de 10 a 19 de março, em Austin, nos Estados Unidos. Os interessados podem se inscrever no site da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, até 10 de fevereiro. Fruto de parceria entre a InvestSP e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a ação tem um investimento para o 1º semestre deste ano de R$ 1,385 milhão do Governo de SP.

O Creative SP vai selecionar até 10 empresas paulistas, que terão um reembolso máximo de US$ 3 mil, em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos com a viagem. Os participantes também poderão ter acesso a ações de capacitação, consultoria, assessoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos.

Em 2022, o programa levou 73 empresas para nove eventos internacionais focados em: entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design. Entre eles, o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, na França, e a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países. O resultado deve ser, no período de até um ano, a geração de quase R$ 360 milhões em negócios e de até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista.

Como participar

Para 2023, além do SXSW, já estão confirmadas mais duas missões: GDC - Game Developers Conference, nos Estados Unidos, e Festival de Cinema de Cannes, na França. Em todos os casos, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.