29/07/09 11h12

Crédito cresce 19,7% em 12 meses e empresas já se beneficiam de reação

O Estado de S. Paulo

Após o início de ano com o mercado de crédito travado pela crise, o primeiro semestre terminou com números indicando recuperação. Bancos têm oferecido mais financiamentos e o juro cobrado dos clientes cai há sete meses. Em junho, o total de operações cresceu 1,3% ante maio, no melhor desempenho mensal do ano. Em 12 meses, a expansão atinge 19,7%.

Os dados apresentados ontem pelo Banco Central indicam também reação do crédito para empresas. No mês, o ritmo de novos empréstimos ao segmento foi quase cinco vezes maior que o das pessoas físicas. Nos últimos meses, a situação era inversa: o crédito aumentava para as pessoas físicas, mas as empresas tinham dificuldade em tomar recursos.

Na média, as companhias tomaram R$ 4,6 bilhões (US$ 2,42 bilhões) em empréstimos a cada dia de junho. O valor é 5,1% maior que o de maio. Esse crescimento é bastante superior ao das pessoas físicas, cuja média aumentou 1,1% no mês passado. Apesar da melhoria do crédito, a inadimplência cresce desde dezembro de 2008. Entre as operações corporativas, chama a atenção o aumento dos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No mês, o saldo dos empréstimos cresceu 2,7% ante maio e saltou 27,1% em 12 meses.

Para as famílias, o destaque ficou com o saldo dos financiamentos para habitação, que cresceu 3,5% ante maio e saltou 40,9% em um ano. O segmento foi beneficiado por várias desonerações e pelo "Minha Casa, Minha Vida". Entre as várias operações de crédito oferecidas pelos bancos, o crédito habitacional é o que apresentou melhor desempenho no semestre.