17/07/09 10h50

Crédito cresce e inadimplência diminui em junho no país

Folha de S. Paulo

A ampliação na concessão de crédito aos consumidores e a queda na inadimplência em junho ante o mês anterior apontam para uma melhora no cenário econômico do país, mas o confronto com igual período no ano passado ainda inspira cautela. O número de registros de consumidores com o pagamento de dívidas em atraso no banco de dados da Serasa caiu 2,1% no mês passado no comparativo com maio, mas apresentou aumento de 11% ante junho de 2008.

No primeiro semestre, a alta acumulada é de 10,4%, mas houve uma desaceleração no crescimento no segundo trimestre (9,4%) em relação à expansão registrada no primeiro (11,4%). Para Carlos Henrique de Almeida, economista da Serasa, deve haver redução na inadimplência nos próximos meses e um dos motivos é a recolocação no mercado dos trabalhadores demitidos com o agravamento da crise. De acordo com o Ministério do Trabalho, foram criadas 119,5 mil vagas formais em junho, quinto mês consecutivo de resultados positivos, mas ainda é preciso gerar outras 396 mil para voltar aos patamares de outubro.

Segundo o índice lançado ontem pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), baseado nas consultas aos serviços de proteção ao crédito de todo o país, houve um aumento de 0,5% na concessão de crédito em junho ante maio, que, por sua vez, havia apresentado crescimento de 4,5% sobre abril. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, entretanto, há queda de 18,7% e, no primeiro semestre, redução de 16%.