01/12/08 11h31

Cresce a audiência e o interesse das empresas na web

O Estado de S.Paulo - 01/12/2008

Há mais gente imersa nas possibilidades do mundo online do que captam as atuais pesquisas referendadas pelo mercado. Essa é uma das conclusões do rastreamento de hábitos e usos da internet patrocinado pela agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi. Os internautas no País somam 64,5 milhões, não os 41,6 milhões apontados pelo Ibope/NetRatings. A divergência deve-se à metodologia. O Ibope recorre a uma referência global de apuração por meio de entrevistas por meio de telefone fixo. "No caso brasileiro é insuficiente porque a telefonia se expandiu com o uso do telefone móvel", explica Fernand Alphen, diretor de Planejamento da F/Nazca.O novo dado pode ajudar as empresas a mudar as estratégias de comunicação, na avaliação de Alphen. "De dez anos para cá, estamos trabalhando num cenário de areia movediça com o avanço das novas mídias. É cada vez mais difícil saber como pegar o comprador com nossas mensagens." Mais do que isso, o consumidor que emerge do universo digital é mais participativo. Entre outras razões, porque é estimulado pela facilidade de acesso a fóruns de debates, redes sociais, salas de conversas e até à votação em rankings de classificação de produtos e serviços. No levantamento feito sob encomenda para o Instituto DataFolha, que entrevistou na rua mais de 3 mil pessoas residentes em 172 municípios do País, constatou-se que 53% dos usuários da internet já incluíram algum conteúdo na rede, como fotos, textos ou vídeos. Outros 26% publicaram opiniões sobre algum assunto e 20% fizeram reclamações de empresas. A crescente influência do meio online na vida das pessoas requer mudança do modelo de ações de marketing. A pesquisa aponta, por exemplo, que 48% dos usuários da internet levam em consideração a opinião de outros internautas antes de uma compra.