05/12/09 11h29

Cresce intenção de compra para o Natal, afirma FGV

Folha de S. Paulo

Os consumidores estão dispostos a gastar mais com as compras de final de ano, segundo sondagem da FGV (Fundação Getulio Vargas). Na média, o percentual de consumidores que pretendem ampliar as compras de final de ano cresceu de 9,3% em 2008 para 14% neste ano. Já a fatia dos que esperam consumir menos caiu de 44,8% para 34,2%.

Segundo Viviane Bittencourt, economista da FGV, a retomada do crédito e a expectativa de aquecimento da economia explicam a melhora. É um cenário, diz, bem diferente do fim de 2008, em que a crise global se agravou.

Porém, na faixa com renda familiar de até R$ 2.100 (US$ 1220,9), a proporção dos que pretendem gastar mais caiu de 11,5% em 2008 para 9,5% neste ano. Para Bittencourt, essa parcela de clientes antecipou as compras, especialmente de eletrodomésticos, estimulada pela redução do IPI desses produtos.