29/06/09 15h49

Crescem consultas para compra de máquinas

Valor Econômico

O ambiente para investimentos industriais melhorou no segundo trimestre deste ano e estimulou um pequeno avanço tanto nas consultas para novos financiamentos como nos desembolsos (projetos já definidos) do BNDES. A redução da taxa básica de juros e do spread bancário, a leve recuperação na demanda do mercado interno e no nível de utilização da capacidade instalada (Nuci), além da melhora nos índices de confiança foram apontados por empresários e economistas como aspectos que tornaram o clima mais favorável.

Conforme dados do BNDES, o total de consultas para novos empréstimos foi de R$ 19,53 bilhões (US$ 9,76 bilhões) em abril, resultado 45,5% superior ao registrado em abril de 2008. O montante também supera a média das consultas feitas entre outubro e fevereiro, de R$ 10,5 bilhões (US$ 5,25 bilhões) ao mês e que foram turbinados pelo pedido de R$ 25 bilhões (US$ 12,5 bilhões) da Petrobras. Na comparação por trimestres móveis, que permite avaliar uma linha de tendência de curto prazo, observa-se crescimento de 17,7% em relação ao trimestre encerrado em março.

Além dos novos pedidos, os dados do BNDES sinalizam recuperação nos projetos em andamento, ainda que mais tímidos. Os indicadores de financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos apontaram expansão de 5,1% em abril, comparado a igual mês de 2008, expansão sustentada pelo desembolso para o setor de transportes. No trimestre encerrado em abril, o aumento dos desembolsos foi de 3,4%, totalizando R$ 8,6 bilhões (US$ 4,3 bilhões).

Na avaliação por setor industrial, também houve melhora em setores específicos. Em abril, comparado a igual mês de 2008, houve aumento das consultas feitas pelos setores de veículos (10,8%), madeira (40,5%), eletricidade (93,1%), farmoquímico (62,4%), confecções, borracha e plástico (22,9%), vestuário e acessórios (23,1%), entre outros. Na comparação por trimestre móvel, houve incremento para os setores de transporte (4,5%), química (238%), móveis (5,3%), máquinas e equipamentos (35,1%), minerais não metálicos (79,2%) e farmoquímico (45,7%), entre outros setores.

Os desembolsos do BNDES cresceram para alguns setores industriais, entre eles produtos de metal (alta de 12,6% no mês e de 11% no trimestre), metalurgia (19,8% no mês e 3,5% no trimestre), minerais não metálicos (alta de 43,4% no mês e queda de 3,5% no trimestre), coque, petróleo e combustíveis (alta de 136,9% no mês e queda de 3,1% no trimestre). O setor de construção registrou incremento de 96,2% nos desembolsos em abril e de 1,1% no trimestre. O setor de água, esgoto e lixo registrou incrementos de 80,9% no mês e de 13,4% no trimestre.