16/04/13 12h40

Crescimento de operações executivas movimenta aeroporto campineiro

Correio Popular

O crescimento da aviação executiva e o esgotamento dos terminais próximos à Capital paulista atraem empresas do setor para o Aeroporto dos Amarais, em Campinas. Nos últimos anos, mais de R$ 10 milhões (US$ 5 milhões) foram investidos pela iniciativa privada na infraestrutura de hangares e em espaços de manutenção de aviões. O aeroporto vem batendo recordes em movimento de passageiros e aeronaves. A quantidade de embarques e desembarques aumentou 18,43% no primeiro trimestre deste ano sobre os números de 2012.

O terminal é considerado pelo Estado como integrante do Aeroanel, com foco na aviação executiva. O governo estadual está injetando R$ 7,7 milhões (US$ 3,85 milhões) para melhorar a infraestrutura do aeroporto campineiro. Os recursos estão sendo empregados para ampliar o sistema de pistas e pátios, e ainda para adequar o terminal às projeções de crescimento do setor. O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) informa que aos atuais 1.200 metros de comprimento do atual piso foram acrescentados mais 450 metros, sendo 150 na cabeceira Norte e 300 na Sul. O pátio de aeronaves passará de 4.480 metros quadrados para 10.160 metros quadrados.

O presidente do Daesp, Ricardo Volpi, afirma que a pista de taxiamento das aeronaves também passa por intervenções e que o órgão aplica recursos na estruturação de mais espaços para implantação de hangares. “A obra contempla também melhorias na via de acesso e um sistema completo de iluminação e sinalização. O aeroporto tem mais de 20 hangares em operação e há outros seis em construção. Há interesse das empresas em instalar espaços para manutenção de aeronaves, hangaragem de aviões, escolas e serviços relacionados a esse mercado”, diz. As obras serão entregues no primeiro semestre deste ano.

Ele acentua que o aeroporto passa por um processo de crescimento da estrutura em conjunção com a elevação de tráfego aéreo e de passageiros. “O terminal apresenta uma grande expansão na geração de negócios”, pontua. Segundo ele, o Estado considera o Aeroporto dos Amarais como um dos integrantes do Aeroanel, cujo foco das operações é a aviação executiva, aerodesportiva e de aprendizagem. “O Aeroanel é formado pelos aeroportos de Jundiaí, Campinas (Amarais), Sorocaba e Bragança Paulista”, detalha. O presidente diz que o interesse do setor se justifica, pois grandes aeroportos recebem as linhas regulares e limitam a aviação geral.

O presidente do Daesp comenta que o Estado ainda estuda o modelo que será adotado para a concessão dos aeroportos estaduais. “Já há uma empresa contratada fazendo um estudo para chegarmos a uma modelagem que nos permita realizar a concessão dos aeroportos. A intenção do governo é que essa concessão aconteça ainda na atual gestão do governador Geraldo Alckmin”, revela. Ele ressalta que os números do Amarais crescem ano a ano. No primeiro trimestre deste ano, a quantidade de passageiros atingiu 6.906 viajantes. No ano passado, o volume foi de 5.888 embarques e desembarques no mesmo período.

Oportunidades
Os serviços de táxi aéreo também estão sendo mais utilizados pelas empresas. Com o trânsito complicado nas grandes cidades e os aeroportos com voos regulares cheios, o caminho vem sendo cada vez mais a aviação executiva. O diretor de Engenharia da Inpaer, Tiago Henrique Braz, afirma que o mercado está aquecido e a empresa aposta em oportunidades na comercialização de aeronaves e na locação de espaços no hangar da empresa no Aeroporto dos Amarais.

A área no Amarais tem capacidade para abrigar dez bimotores a pistão, seis jatos ou ainda turbo hélice de pequeno porte para quatro passageiros. De acordo com a empresa, também poderão ser três jatos ou turbo hélice de até dez passageiros. “O Campo de Marte, na Capital paulista, está totalmente tomado e não há mais espaço para crescer. As áreas no Aeroporto de Jundiaí também estão se esgotando. A bola da vez é o Aeroporto dos Amarais. O terminal está próximo a São Paulo e, com a melhoria da infraestrutura, terá condições de receber mais público e mais aeronaves”, ressalta.

O gestor de Segurança do Aeroclube de Campinas, Bruno Maciel, afirma que o cenário do terminal é animador e mês a mês novos hangares são erguidos no local. “Todos estão se beneficiando da ampliação do aeroporto e das melhorias que estão sendo executadas no terminal. Nós sentimos um aumento no fluxo de alunos e da prestação de serviços. Temos um hangar que está com todas as posições ocupadas”, diz.