19/02/09 11h27

Crise global eleva status do Brasil para a Adidas

O Estado de S.Paulo - 19/02/2009

O Brasil, junto com outros países da América Latina, é o mercado que cresce mais rapidamente para a Adidas no mundo: até o terceiro trimestre de 2008, o crescimento foi de 39%, informou o presidente mundial do grupo, o alemão Herbert Hainer. E, mesmo com a crise econômica, será um dos locais onde o crescimento deve continuar - talvez mais lento, mas ainda assim positivo. Apesar da desaceleração do último trimestre - que Hainer não quantifica, pois a empresa ainda não apresentou seu balanço -, o início de 2009 foi bom para a Adidas, segunda maior fabricante de artigos esportivos do mundo. "Nas seis primeiras semanas do ano, já fizemos pedidos para os próximos seis meses", diz. "Os EUA serão o mercado mais complexo para crescer este ano, assim como Inglaterra e Espanha. A América Latina terá grande destaque, e o Brasil está entre os top 10 da marca." Apesar de ter como principal negócio no País o futebol, o segmento de corrida também recebe destaque da empresa. "Formamos uma parceria com a brasileira Vulcabrás para conduzir a distribuição dos produtos da marca Reebok no Brasil, Paraguai e Argentina." Gradativamente, a marca vai focar em produtos de alto desempenho e diminuir a oferta de produtos mais simples. Outra das tarefas de Hainer em sua visita ao Brasil foi iniciar conversas sobre a Copa de 2014, que será realizada no País e da qual a Adidas é patrocinadora."Na Copa da Alemanha, reformamos um estádio. Podem esperar projetos grandes por aqui também", afirmou. A empresa é responsável por fornecer todos os uniformes de juízes e gandulas, além das seleções das quais é parceira. "Escolhemos aquelas que nos trarão maior exposição e retorno", diz. Quanto à seleção brasileira de futebol, não há planos. "Toda empresa gostaria de patrocinar a seleção brasileira. Porém, ela tem uma parceria de longo prazo com a Nike, então nós respeitaremos isso."