07/06/19 14h59

CSN investirá R$1,5 bilhão em nova fábrica com suporte da InvestSP

Investimento será realizado para construção de uma nova linha de produção de aço galvanizado

InvestSP e CSN

Nesta quinta-feira, 06 de junho, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou que investirá R$ 1,5 bilhão em uma laminadora de aço galvanizado no Estado de São Paulo. Com capacidade de produção de 350 mil toneladas por ano, a produção atenderá principalmente o mercado automotivo e de linha branca. Deverão ser gerados 400 novos empregos diretos na unidade, cuja entrada em operação deve acontecer em três anos.

O anúncio aconteceu no Palácio dos Bandeirantes onde estiveram presentes o governador, João Doria, o diretor-presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, a secretária de desenvolvimento econômico, Patricia Ellen e o presidente da InvestSP, Wilson Mello.

A agência paulista irá prestar apoio para a localização de áreas que podem receber a unidade, além de assessoria em infraestrutura e meio ambiente ao longo do projeto. Para Wilson Mello, o investimento mostra a viabilidade para que a política dos polos de desenvolvimento se fortaleça. “O investimento contará com o apoio integral da InvestSP e será realizado no polo metal-metalúrgico do Estado. Isso aumentará a competitividade das empresas que utilizam o aço como insumo em sua atividade.”

“É um investimento substantivo e já é a primeira conquista desse programa dos polos. Várias vezes ao longo desse ano teremos oportunidade de fazer anúncios”, disse o Governador João Doria. “Destaco que a CSN é um dos maiores grupos siderúrgicos do mundo, está presente em 18 estados brasileiros, na Alemanha e em Portugal”, comentou sobre o investimento anunciado.

“Hoje em dia a gente busca a competitividade de todos os lados, então ter um polo que você possa convergir com a logística e o barateamento do custo é vital para que se viabilize uma produção integrada do setor”, ressaltou o diretor-presidente da CSN, Benjamin Steinbruch. “Os polos têm a convergência, não só dos grandes clientes, como daqueles que fazem parte da cadeia. Quanto mais próximo tiver, melhor”, exemplificou.

O objetivo dos polos de desenvolvimento é fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos, impulsionando a inovação e a geração de empregos e renda, otimizando na mesma região geográfica políticas públicas que impactam direta ou indiretamente o setor produtivo.