24/01/22 14h09

Cubo Itaú lança hub de mobilidade urbana

Projeto vai concentrar iniciativas voltadas ao deslocamento de pessoas

Automotive Business

O Cubo, braço do Itaú para fomento de startups, anunciou ontem a criação do Smart Mobility, um hub que irá reunir iniciativas de mobilidade urbana. O objetivo é estimular o setor e abrir espaço para a criação de novos serviços na área. 

O banco incluiu na iniciativa seus quatro serviços atuais de mobilidade: o Bike Itaú, que oferece bicicletas por locação em várias cidades do Brasil, o ICarros, marketplace para venda de veículos, a ConectCar, empresa de pagamento para pedágios e estacionamentos, e o novo Vec Itaú, para compartilhamento de carros elétricos. 

Já há vários projetos em andamento no hub. O Bike Itaú, em parceria com a Tembici, está desenvolvendo modalidades em que o serviço poderá ser usado com integração entre diferentes modais. Já o Vec Itaú vai inaugurar suas primeiras estações de compartilhamento de carros elétricos até o fim de 2022 na cidade de São Paulo, sendo que uma delas ficará na sede do Cubo, no bairro da Vila Olímpia. Por sua vez, o iCarros está desenvolvendo uma inteligência de recomendação de compra ou uso do carro de acordo com a necessidade do cliente. 

A Tim e a Stellantis são parceiras no projeto. A primeira irá permitir que as startups façam testes usando a nova tecnologia 5G e a segunda irá ajudar a estabelecer parcerias relacionadas a mobilidade e ao setor automotivo. O hub pretende dar apoio a iniciativas B2B e B2C e permitir que surjam novas startups focadas em mobilidade, formando um ecossistema unificado. 

“O lançamento do hub propiciará um sistema que funciona como um laboratório para o desenvolvimento de novos serviços e programas que nos ajudem a atingir nosso propósito de viabilizar o acesso das pessoas a soluções de mobilidade”, afirmou Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco, em nota. “Estar presente no Cubo Smart Mobility será uma oportunidade para as marcas acessarem com facilidade o ecossistema de startups qualificadas”, disse. 

fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/cubo-itau-lanca-hub-de-mobilidade-urbana/