18/09/20 13h12

Curso para empreendedores está com inscrições abertas em Rio Preto

Serão selecionados 40 projetos, 20 pela Fatec de Rio Preto e 20 pela Etec de Jales

Diário da Região

O estudante Mario Sergio Genova Miranda, 20 anos, está no quarto semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec de Rio Preto. Ele ainda tem um caminho a percorrer durante sua formação acadêmica, mas está empreendendo desde já. É que ele se inscreveu e foi selecionado na Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito organizado pela Inova CPS, Assessoria de Inovação Tecnológica do Centro Paula Souza.

O programa, que está com inscrições abertas até dia 25, tem o objetivo de ensinar pessoas da comunidade - não apenas estudantes - com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em startups ou negócios tradicionais.

É o que está fazendo o estudante. Mario está desenvolvendo o aplicativo Freela Tech, que tem por objetivo aproximar empresas e alunos dos cursos de tecnologia de oportunidades de trabalho que não exijam tantos requisitos como horários rígidos de ou muita experiência na profissão. "Como estou na faculdade, sei das dificuldades. A proposta é que os alunos consigam adquirir experiência com os freelas, que possam ter uma renda extra e quem sabe ainda conseguir um estágio".

Segundo Liszeila Martingo, docente da Fatec Rio Preto e Agente de Inovação do Inova CPS, para participar, os interessados em frequentar o programa precisam apresentar uma proposta de empreendedorismo que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. "São aceitas quaisquer tipos de ideias, mesmo que tradicionais. Depois da pandemia, vimos que mesmo os negócios tradicionais vão precisar ter um mínimo de tecnologia envolvida para ter mais probabilidade de se perpetuar no mercado".

Neste ano, justamente por conta da pandemia, as atividades serão realizadas por meio de uma plataforma de aprendizagem virtual. O curso online tem duração de 40 horas, distribuídas em dez aulas semanais, em formato de webinar, ministradas por professores do Centro Paula Souza. São abordados temas como atitude empreendedora, propriedade intelectual, legalização empresarial, tecnologia aplicada aos negócios, inspiração, ideação, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas. "Normalmente, quando se tem uma ideia não se sabe muito por onde começar. O curso permite entender a dinâmica do negócio e ter uma visão mais concreta do que se quer: quais os clientes, quais as soluções para os problemas desse cliente, que tipo de tecnologia vai ser usada para auxiliar na solução dos problemas, além das dicas de abertura de empresa", afirmou.

O participante também conta com mentoria para construir seu plano de negócios com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional. "Com a pandemia, observamos a tendência de que os negócios sejam híbridos", disse.

Etapas

Serão selecionados 40 projetos, 20 da Fatec de Rio Preto e 20 da Etec de Jales. As atividades ocorrem entre os dias 10 de outubro e 12 de dezembro.

Ao final do curso, os projetos serão apresentados a empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios.

Numa segunda etapa, as 50 melhores propostas do Estado serão convidadas para compor a Vitrine Inova CPS e, dez delas, a participar do processo de seleção para o Acelera Inova CPS, que tem o apoio do Sebrae.

Da turma do ano passado, a região de Rio Preto teve dois projetos que foram para a fase dois e um para a fase final: o Freela Tech, do estudante Mario, de Mirassol. "Quando eu entrei, não pensei que ia dar tudo tão certo. Entrei para ter conhecimento, experiência. Hoje representa muita coisa, um reconhecimento pelo esforço. Seria ótimo conseguir terminar a faculdade com o projeto pronto, para ser colocado efetivamente no mercado", disse.

Serviço

As inscrições para o processo seletivo podem ser feita pelo link https://inova.cps.sp.gov.br/escola-de-inovadores/

Inscrições: até o dia 25

Anúncio dos selecionados: 30 de setembro