01/12/09 11h03

Cyrela vai investir US$ 122 milhões em shopping em SP

Valor Econômico

Mais um grande shopping center será construído na cidade de São Paulo, onde acaba de ser inaugurado o shopping Vila Olímpia, da Multiplan. A Cyrela Comercial Properties (CCP) enviou ontem à noite à Bovespa um comunicado informando ter assinado o compromisso de compra de um terreno localizado na Marginal Tietê, na região Noroeste da cidade São Paulo, e que abrange os bairros da Freguesia do Ó, de Pirituba, do Limão e do Parque São Domingos.

Incluindo o valor desembolsado na compra do terreno, que não foi divulgado pela empresa, serão investidos ao todo cerca de R$ 210 milhões (US$ 122 milhões) no shopping center, que terá 36 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) e em torno de 200 lojas. "Com esse empreendimento, a CCP ratifica a intenção de investir no setor de shoppings, já sinalizada na reuniões com os investidores", afirmou Bruno Laskowsky, presidente da CCP. A aquisição também enfraquece a percepção de que a CCP pode ser um possível alvo de aquisição no setor de shoppings, que passa por um processo de concentração.

A marca Cyrela é mais conhecida por seus imóveis residenciais. A empresa possui apenas três shoppings e suas investidas nesse segmento não foram as mais bem-sucedidas no passado. Na capital paulista, a companhia é dona do Shopping D, que nasceu com um centro comercial de lojas de desconto, e do TIM Expo. A empresa ainda controla o shopping ABC Plaza, que passará por uma ampliação, na qual serão agregados 15 mil metros quadrados de ABL.

Mas com o novo "boom" do setor de shoppings, a partir de 2006, a Cyrela decidiu fortalecer sua presença nesse mercado e entrou na disputa com as grandes empresas do ramo, como Multiplan, BR Malls, Iguatemi, Brookfield (ex-Brascan) e Ancar. A CCP já havia anunciado a construção do Shopping Center Matarazzo, no centro de São Paulo, cujo projeto aguarda aprovação dos órgãos municipais. O empreendimento, que será construído em parceria com a Camargo Corrêa, está orçado em cerca de R$ 150 milhões (US$ 87,2 milhões).

Segundo Laskowsky, a empresa não possui sócios até o momento na aquisição do terreno e na construção do novo shopping na Marginal Tietê, em São Paulo. Mas a estrutura financeira do negócio já está garantida. A CCP é acionista de um fundo de US$ 400 milhões, do qual participam também o fundo soberano de Cingapura e o Canadian Pension Plan. Os recursos para financiar os novos projeto virão, em parte, desse fundo. O portfólio imobiliário da CCP está avaliado em R$ 1,63 bilhão (US$ 947,7 milhões).