31/03/21 12h17

Dados da Biblioteca Geoespacial da Embrapa são públicos

Responsável pela biblioteca explica como acessar, na prática.

Embrapa

A Biblioteca Geoespacial, sob a responsabilidade da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP),  armazena dados referentes a projetos da Embrapa que apresentam mapas como resultado. Nela são disponibilizados dados para consulta (mapas e textos em pdf) e dados que podem ser editados e utilizados em projetos: shapes, tabelas e textos de dados geoespaciais gerados pela equipe da Unidade. 

Um desses dados é o documento com a tabela dos dados socioeconômicos dos municípios brasileiros, que foi utilizada na priorização de áreas para ações de transferência de tecnologia em ILPF dos municípios brasileiros, realizada em 2017. 

O analista da Embrapa Meio Ambiente e responsável pela Biblioteca, Sandro Pereira, dá um exemplo de como obter acesso aos dados com relação a esse trabalho sobre priorização em ILPF, mostrando como obter as informações sócio-econômicas detalhadas dos municípios do Brasil compiladas no trabalho. 

“A vantagem da Biblioteca é que permite a busca por projeto”, diz Sandro. Conforme o analista, basta você procurar por esse nome no menu "Consulta por atributos", por exemplo. Assim, ao pesquisar pelo termo "socio-econômicos" e clicar em "Consultar acervo" o usuário terá acesso ao documento "DADOS SOCIO-ECONÔMICOS PARA PRIORIZAÇÃO DE ÁREAS PARA AÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM ILPF DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM 2017 (SHP)", que foi gerado para a escala 250.000 no ano de 2016 e possui arquivo para download. 

Entretanto, se quiser consultar o que existe disponível do Projeto ILPF, é preciso acessar o menu "Consulta por projetos" e selecionar o projeto "ILPF - ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA TT", obtendo, assim, acesso a tudo que foi gerado no projeto, para o qual existem dados da escala local (1:250.000) até a escala de mesorregião. 

Os resultados tabulares apresentam os resultados que são uniformes para todo o território do município. “Os resultados geográficos (shp) apresentam informações que têm variação dentro da área do município. E, para saber o seu comportamento geral, é necessário generalizar para a área do município. Da mesma forma que fizemos para obter a prioridade municipal e a prioridade da microrregião”, explica Sandro. 

Todos os documentos disponibilizados possuem um arquivo de metadados com conteúdo que permite sua citação em referências, a explicação de como o dado foi gerado, suas possibilidades de uso, a descrição do conteúdo de cada coluna (atributo) do shape ou da planilha. 

Além disso, a equipe mantém-se à disposição para resolver as dúvidas em relação a qualquer dado disponível no portal. O analista gostaria de lembrar que há outra ferramenta disponível: o Geoinfo, com acesso a dados geoespaciais onde existe uma visualização prévia do dado que deseja baixar. 

fonte:https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/60351573/dados-da-biblioteca-geoespacial-da-embrapa-sao-publicos