11/09/08 10h19

De olho em vips, Audi vai investir US$ 61,4 milhões

Valor Econômico - 11/09/2008

A montadora alemã Audi decidiu investir mais de R$ 100 milhões (US$ 61,4 milhões) nos próximos três anos para aumentar sua fatia no mercado brasileiro. No segmento premium - carros que custam acima de R$ 100 mil (US$ 61,4 mil) -, a empresa tem hoje 15% de participação, com venda anual de 1,6 mil unidades. "Nossa meta é chegar a 25% até o fim de 2011, com mais de 3 mil unidades vendidas", diz Jan Ebersold, diretor financeiro da Audi no Brasil. O capital será investido em ações de marketing, vendas e relações públicas. A principal aposta deve se concentrar nos eventos para formadores de opinião e potenciais consumidores, repetindo ações que a montadora já realiza na Alemanha. Uma delas é o Audi Driving Experience, em que convidados experimentam os carros durante todo o dia, com pausas para almoço e jantar. O evento brasileiro será lançado no fim de outubro e pretende atingir 700 pessoas durante três meses, visitando diversas cidades. Outra ação já realizada este ano e que se mantém nos planos é o Audi Sportscar, em que um piloto ensina os convidados a tirar o máximo do carro nas pistas. Na primeira edição, em julho, no lançamento do Audi R8 no país, o test drive aconteceu na fazenda da família Diniz, controladora do Grupo Pão de Açúcar, em Indaiatuba (SP). O lançamento do R8 ganhou ainda um evento no Parque do Ibirapuera em junho. "Misturamos apresentações de orquestra e DJs, num evento chamado 'Talk of the town', já realizado em Nova York e em Xangai." Outra iniciativa é convidar uma celebridade para passar uma temporada com um carro da marca. O primeiro a desfrutar do privilégio foi Kaká, jogador do Milan, que aproveitou o Natal no Brasil para dirigir o Audi Q7 por dez dias. A empresa tem uma rede de 19 revendas no país. Uma das promoções realizadas este ano e que deve se repetir foi o desconto de R$ 10 mil (US$ 6,14 mil) no modelo A3, que entre março e agosto custou R$ 139,9 mil (US$ 85,8 mil).