28/07/25 13h38

Decoração e experiência são principal estímulo à compra para mais da metade dos brasileiros

É o que mostra uma pesquisa feita pela empresa de pesquisa de mercado PiniOn

Mercado e Consumo

Uma decoração temática e uma boa experiência sensorial podem ser fatores determinantes para uma compra. É o que mostra uma pesquisa feita pela PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos brasileiros, ou 50,9% dos entrevistados, considera a ambientação no ponto de venda (PDV) o principal fator de estímulo à compra. Ela supera, por exemplo, a influência de anúncios e propagandas.

Elementos visuais, musicais e até olfativos podem transformar o espaço de compra em uma experiência sensorial, ativando a memória afetiva e aumentando a conexão emocional com os produtos.

“A ambientação no PDV é essencial. Mais do que uma estratégia comercial, ela ativa lembranças, sentimentos e reforça o vínculo com a cultura e os hábitos do consumidor”, explica Talita Castro, CEO do PiniOn.

 

Decorações sazonais e o impacto na compra

A pesquisa da PiniOn mostra como datas sazonais, como Natal, Dia dos Pais e Dia das Crianças, potencializam esse efeito na hora da compra. Outro exemplo é o período das festas juninas, quando bandeirinhas, música típica e aromas de comidas tradicionais tornam os ambientes das lojas mais envolventes.

Esse tipo de ativação é especialmente relevante em datas que envolvem celebração e tradição, mas também pode ser explorado ao longo do ano para gerar engajamento e diferenciação no varejo. A pesquisa reforça que, quando bem trabalhada, a decoração no PDV deixa de ser apenas estética e passa a ser uma ferramenta estratégica de conversão de compra e fidelização do cliente.

 

Instagram como vitrine do e-commerce

Quando se fala no varejo online, as redes sociais passaram a ir além de sua finalidade primária. De acordo com pesquisa da plataforma de e-commerce Nuvemshop, os pequenos e médios e-commerce do Brasil têm nas redes sociais uma vitrine de produto e o principal canal de contato com o consumidor. Muitas vezes, é nelas que é, também, efetivada a compra.

Segundo dados da NuvemCommerce, 97% dos lojistas desse mercado estão ativos em ao menos uma das plataformas digitais e 50% as utilizam como local de vendas diretas, com o Instagram sendo a rede mais usada para criar conteúdo e divulgar a marca (95%).

Após o Instagram, vêm o WhatsApp, com canais de transmissão de descontos e novidades, e o Facebook que ainda possui relevância por conta de sua central de anúncios de grande alcance e pelo alto envolvimento do público com contas comerciais. Ambas as plataformas são usadas por 59% dos empreendedores.

 

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/28/07/2025/noticias-varejo/decoracao-e-experiencia-sao-principal-estimulo-a-compra-para-mais-da-metade-dos-brasileiros/