26/02/14 15h26

Decreto cria a 16ª Região Administrativa em Itapeva

Com a medida, Itapeva passa a ser sede administrava de 32 municípios

Portal G1 – Itapetininga e Região

Nesta sexta-feira (7), foi assinado em Itapeva (SP) um decreto que cria a 16ª Região Administrativa do Estado de São Paulo. O documento foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin durante visita ao interior do estado. Com a medida, o município de Itapeva passa a ser polo regional de 32 municípios do sudoeste paulista.

Segundo o governador, a 16ª Região Administrativa de Itapeva irá fortalecer o desenvolvimento dessa região, além de descentralizar a administração pública estadual. Dentre as competências das RAs estão a melhoria do serviço público, articulação da ação dos órgãos da administração pública estadual, implementação dos projetos, planos e programas para o desenvolvimento, sugestão aos órgãos para a adoção de programas e projetos adequados à região e fortalecimento da integração inter-regional no Estado oferecendo assistência técnica aos municípios.

Ainda em Itapeva, Alckmin formalizou um convênio da Secretaria Estadual de Saúde com a Santa Casa e fez um anúncio de liberação de RF$ 7,7 milhões que serão aplicados em melhorias para o hospital. Já no setor de habitação, o governador anunciou a construção de 538 unidades habitacionais do Programa Casa Paulista. Houve ainda a entrega de 51 ônibus escolares que irão beneficiar 23 cidades da região.

Em entrevista, Alckmin ainda comentou sobre a duplicação da rodovia Raposo Tavares, no trecho que liga Itapetininga (SP) a Araçoiaba da Serra (SP). Segundo o governador, haverá atraso na entrega que estava prevista, inicialmente, para junho deste ano. Os trabalhos serão concluídos em agosto. Já sobre o trecho que liga Itapetininga a Piraju (SP), o governador disse que as obras devem começar em breve.

Geraldo Alckmin também falou sobre a instalação dos bloqueadores de celulares na penitenciária I (PI) de Avaré (SP). Ela será a segunda do estado a receber os equipamentos.

Ribeirão Branco
Ainda nesta sexta-feira, o governador esteve em outras quatro cidades do interior. Uma delas foi Ribeirão Branco (SP). No município ele entregou as chaves de quatro micro-ônibus para transporte escolar do município.

Alckmin também anunciou a segunda etapa da pavimentação da SP-249 que liga Apiaí (SP) a Riberão Branco, além da avenida perimetral Eupídio Jorge de Moraes. As duas obras vão custar quase R$ 40 milhões e devem ser concluídas em julho de 2015. Depois, seguiu de helicóptero para Apiaí, no Vale do Ribeira.

Piraju e Manduri
O governador ainda esteve em Piraju (SP) para a entrega de outros quatro ônibus escolares. Ainda na cidade anunciou reforma de escolas e destinação recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) para aplicação em obras às margens do rio Paranapanema. Também autorizou a construção de creches.

Em seguida, ele foi para a cidade de Manduri (SP) onde entregou a reforma e melhorias da SP-281. Também entregou três veículos e anunciou liberação de verba para pavimentação da cidade.