30/11/11 20h38

Delegação canadense conhece as oportunidades de investimento em São Paulo

Em encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes, Investe São Paulo e assessoria especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo receberam comitiva de senadores canadenses

Uma delegação composta por nove senadores canadenses e pela cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Abina Dann, esteve nesta quarta-feira, 30 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, para conhecer as potencialidades de São Paulo e aumentar o intercâmbio entre Brasil e Canadá.

A comitiva foi recebida pelo diretor da Investe São Paulo, Hans Schaffer, pelo gerente geral Internacional e Institucional da Agência, Wilson Soares, e pelo assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Rodrigo Tavares.

Em sua apresentação, Tavares mostrou um panorama geral de São Paulo, destacando os aspectos econômicos, ambientais, educacionais e de segurança que caracterizam o Estado. “São Paulo tem a maior rede de educação técnica e profissional da América Latina, com 270 mil estudantes matriculados em Etecs e Fatecs”, afirmou, apresentando a relevância desse tipo de investimento para tornar o Estado ainda mais competitivo.

Tavares ressaltou que, quando estava visitando a companhia circense Cirque du Soleil no Canadá, ouviu a melhor definição do que significa fazer negócios em São Paulo: “É o jeito sério e divertido de fazer negócios, em que se mistura a precisão com a criatividade”.

Já Schaeffer reforçou que o perfil vanguardista do Estado está atrelado à cultura desbravadora dos paulistas, marcada historicamente pelos bandeirantes, cuja trajetória está registrada no Monumento às Bandeiras – obra de Victor Brecheret exposta em frente ao Parque do Ibirabuera, na cidade de São Paulo.

O diretor da Investe SP também falou sobre os principais setores de investimento no Estado, destacando a relevância do setor de petróleo e gás devido às descobertas da Bacia de Santos e da área de economia verde, pois 54,7% da matriz energética de São Paulo é composta por fontes renováveis. 

“Como é complicado esperar que apenas o Estado desenvolva propostas na modalidade de parceria público-privada, criamos a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), possibilitando aos empreendedores apresentar projetos de investimento nessa modalidade”, disse, referindo-se à relevância do decreto 57.289, de 30 de agosto de 2011, que criou a MIP. Schaeffer finalizou sua apresentação falando sobre o trabalho realizado pela Investe São Paulo e colocou a Agência à disposição dos investidores canadenses.

“Esse encontro fortaleceu os laços de amizade entre o Canadá e o Brasil”, concluiu a cônsul-geral do Canadá em São Paulo.