04/02/16 16h27

Diretor Sérgio Costa participa de seminário Empresarial Brasil-Omã

Investe SP / Fiesp
Download Divulgação
Exportação de produtos agrícolas para o Omã foi um dos principais assuntos do seminário

O diretor da Investe São Paulo Ségio Costa participou nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, do Seminário Empresarial Brasil-Omã, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) em sua sede em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira com apoio do Itamaraty.

Durante o evento, Costa participou do segundo painel, sobre investimentos, junto com Márcio Carneiro, da Vale, que falou sobre os negócios da empresa no país árabe. O diretor da Investe SP mostrou os serviços gratuitos prestados pela agência e os incentivos que o Governo do Estado dá a investimentos em solo paulista.
“A Investe São Paulo foi criada justamente para ser o ponto focal do empreendedor que tem interesse em investir no Estado, e tenho certeza de que muitas empresas do Omã podem se beneficiar do amplo mercado consumidor que temos aqui. São Paulo é o hub logístico e financeiro do Brasil”, afirma.

No primeiro painel, a Secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tatiana Palermo, e o Gerente Comercial-País da BRF S.A falaram sobre comércio e negócios entre os dois países, com a moderação do Secretário Geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Michel Alaby.

“O Brasil precisa alavancar as exportações, e Omã pode ser parceiro estratégico”, afirmou o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp (Derex), Thomaz Zanotto, durante a abertura.

Segundo a Fiesp, o país o quinto maior destino das exportações brasileiras entre os 22 membros da Liga Árabe e, em 2015, o fluxo comercial entre os dois países foi de US$ 656,1 milhões, um valor significativamente menor do que o referente ao ano anterior. Mesmo assim, o saldo foi positivo em US$ 511,8 milhões a favor do Brasil, sendo minérios e carnes os principais produtos da pauta. No entanto, para o diretor, a maior vantagem do país árabe está na sua localização.

“A curto prazo, o que interessa de fato é tê-lo como um centro logístico para apoiar as exportações brasileiras para toda a região do Golfo Pérsico. Recentemente, tivemos a entrada do Irã no mercado como consumidor, são 80 milhões de pessoas. Somado ao Iraque, Arábia Saudita, Sudão, Somália, Etiópia e outros países próximos já são quase 300 milhões de consumidores”, explica Zanotto. “Para acessá-los você precisa passar pelo Golfo. Então é óbvio que é preciso um apoio logístico para centralizar e distribuir as mercadorias, e o Omã é essencial para isso.

O vice-presidente da Fiesp, Elias Miguel Haddad também falou sobre as oportunidades de diversificar o fluxo de comércio bilateral. “O seminário será um ponto de partida para novos negócios, investimentos e uma maior aproximação entre os dois países.” A cerimônia contou ainda com a presença do ministro do Comércio e Indústria do Omã, Ali bin Masoud al Sunaidy.

Agenda diplomática
Mais cedo, no Palácio dos Bandeirantes, a delegação chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio de Omã, Ali Al-Sunai, visitou a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira para uma rodada de negócios e o Palácio dos Bandeirantes, onde foi recebida pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França.