15/10/08 16h12

Delga tem 99,4% da Piratininga

Gazeta Mercantil - 15/10/2008

Com faturamento previsto de R$ 600 milhões (US$ 272,7 milhões) neste ano, o Grupo Delga, especializado em estamparia de médio e grande portes, montagem de conjuntos soldados e carrocerias, anunciou ontem a compra de mais 32,15% das ações da Máquinas Piratininga S.A. Com isso o grupo passa a deter 99,42% da participação acionária na empresa. "Em 1987 compramos 50,34% das ações. Em 2007 adquirimos mais 17% e ficamos com 67,34%. Agora, passamos a ter praticamente a totalidade das ações", disse Luiz Nogueira, diretor financeiro do Grupo Delga. Nogueira afirmou que as negociações para a compra dos 32,15% vinham sendo feitas há algum tempo junto à Gloria Participações, um fundo de investimentos. A Máquinas Piratininga está localizada no início da via Anchieta (km 12,5). Produz itens como pára-choque, conjunto eixo completo, conjunto eixo traseiro, suporte de fixação, travessa, grade frontal, suporte montado-barra de torção, grade frontal e viga de suspensão a ar, entre outros. A Máquinas Piratininga é a empresa mais antiga no portfólio do Grupo Delga. Tem mais de 70 anos de tradição. A Piratininga é especializada em soldagens de peças de pequeno a grande portes, estamparia e pintura, especialmente para o setor de ônibus e caminhões. "Deve encerrar 2008 com um crescimento de 20% sobre o desempenho de 2007 ao atender clientes como DaimlerChrysler, Scania, Volvo, Cummins e CNH, entre outros", salienta Nogueira. O Grupo Delga tem matriz em Diadema (SP) e unidades na Lapa (SP), Ferraz de Vasconcelos (SP) e São Leopoldo (RS). Detém ainda duas empresas - a Forbrasa Comércio e Indústria de Máquinas, no bairro do Brás, em São Paulo, e a Máquinas Piratininga. Do faturamento do grupo, 90% são provenientes do setor automotivo e outros 10% vêm do segmento de linha branca. Luiz Nogueira diz que neste momento, em razão da crise financeira mundial, o grupo está revendo os números projetados. "Em 2009 deveremos faturar R$ 780 milhões (US$ 354,5 milhões), valor que está pouco abaixo do que prevíamos. Para 2010 a previsão inicial, de R$ 1 bilhão (US$ 454,5 milhões), terá de ser revista em função dos últimos acontecimentos".