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Demanda antecipa os investimentos

Gazeta Mercantil - 13/08/2007

As empresas de autopeças já negociam com as suas matrizes novos investimentos para as subsidiárias brasileiras. A Johnson Controls, que há dois meses investiu US$ 7 milhões em nova fábrica de baterias para motocicletas, em Sorocaba (SP) - a maior da América Latina -, conseguiu uma verba adicional de US$ 4 milhões para ampliar a produção de 1,5 milhão para 2 milhões de baterias por ano. A estratégia da empresa, segundo Carlos Zaim, diretor-presidente da divisão de baterias, é antecipar a ampliação das instalações e da produção para não somente atender a forte demanda do mercado brasileiro de motocicletas, como também se preparar para a chegada dos fabricantes chineses. Além do mercado de motos, a Johnson Controls também fornece baterias para automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, com produção anual de 6 milhões de unidades. No mercado de veículos, a Johnson Controls já investiu nos últimos seis anos US$ 34 milhões. Após a aquisição da divisão de baterias da Delphi, em julho de 2005, tornou-se a maior fabricante de baterias do Brasil, onde tem 57% de participação e fornece 100% do seu produto para a General Motors, Honda, Mitsubishi, PSA Peugeot Citroën e Toyota. No segmento de caminhões, atende a Scania, Volvo e Volkswagen. A ArvinMeritor obteve aprovação para investir US$ 20 milhões de 2008 a 2009. A maior parte deste valor será aplicada no centro de tecnologia de Limeira (SP), segundo informou Hector Bottai, diretor da divisão de veículos leves para a América do Sul. Outra parte da quantia será aplicada em São Luiz Potosi, no México. A BorgWarner e a Honeywell, que produzem turbocompressores para caminhões, terão até o final deste mês a confirmação dos investimentos das suas matrizes nos EUA. A BorgWarner vai negociar a liberação para 2008 de US$ 3,5 milhões - o mesmo valor deste ano. Para dar continuidade ao plano de expansão e de modernização da sua fábrica de Guarulhos (SP), José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell, prevê para 2008 o dobro do investimento deste ano, que foi de US$ 1,5 milhão. Já a TMD Friction concluirá em 2008 os investimentos de € 18 milhões que foi destinado para o Brasil em 2004. Pelos cálculos do Sindipeças (que representa as autopeças), para elevar a produção do setor, é preciso investir R$ 2,4 milhões (US$ 1,3 milhão) em 15 meses.