24/11/08 15h33

Demanda reprimida garantirá mercado para veículo comercial

Gazeta Mercantil - 24/11/2008

Os fornecedores de componentes para a indústria de caminhões projetam um impacto menor para o mercado de veículos comerciais em 2009. "O Brasil vai sofrer com a crise mundial, mas não na mesma proporção que os Estados Unidos e a Europa. O mercado brasileiro ainda tem muita demanda para ser atendida", disse Roberto Alves, gerente de marketing da MWM International, fabricante de motores. Alves afirma que os pedidos dos seus clientes ainda mostram um crescimento dos negócios em 2009, mas num ritmo menor. "A agricultura vinha registrando forte crescimento neste ano e, se a safra do próximo ano for idêntica à de 2008, vai continuar exigindo demanda de transporte para a área agrícola e industrial". A previsão da MWM International era que o segmento de tratores, que teve uma expansão de 38% até outubro, teria um crescimento de 15% no próximo ano. "Reduzimos a nossa previsão para 5% e 8%", mas mesmo assim será um bom crescimento", comentou o gerente de marketing. "Ao contrário do mercado de automóveis, onde as vendas são motivadas pelas taxas de juros acessíveis e contratos de longo prazo, no segmento de caminhões e ônibus a decisão de compra leva em conta o comportamento dos negócios no setor de transporte, como será as atividades dos clientes e se tem carga para transportar", comentou Alves. Para Sergio Castioni Veinert, diretor-geral da BorgWarner, que produz turbocompressores para veículos comerciais, o mercado de caminhões está bom neste mês, "mas estamos vendo um período crítico no primeiro trimestre de 2009". A previsão de Veinert é que no próximo ano o segmento de caminhões feche com um volume igual ao de 2006 ou 2007. "Se chegar a este volume conseguiremos sobreviver".