25/10/06 17h42

Depois de EDS, Cast aporta em Araraquara

Gazeta mercantil - 25/10/2006

A Cast, empresa baseada em Brasília de serviços de tecnologia da informação e com forte atuação junto ao setor público, construirá sua terceira unidade de produção de software, que será instalada em Araraquara, interior paulista e deve entrar em operação no início do próximo ano. A prefeitura local deve assinar nesta tarde a cessão de terreno para a empresa, numa iniciativa que faz parte de planos da cidade em se tornar um pólo tecnológico. Num primeiro momento, a Cast terá entre 50 e 100 funcionários na unidade - sua terceira fábrica de software e primeira fora de Brasília -, com potencial de chegar a 200 pessoas. A companhia investirá US$ 693 mil para instalação e início das operações. Com a chegada da empresa, Araraquara traz a sua segunda empresa do setor, já que a americana EDS inaugurou no ano passado uma unidade de prestação de serviços terceirizados de software na cidade - que também tem a pequena local WIT, de 15 funcionários. Desde 2001, o município iniciou processo de diversificar sua matriz econômica, altamente baseada na produção de laranjas e cana-de-açúcar. A região, na vizinha Gavião Peixoto, recebeu o projeto de um pólo aeroespacial para atender a Embraer. O segmento de software foi escolhido como área a merecer investimento por diversos motivos, como a capacidade de criar empregos e ampliar a arrecadação. Apenas a EDS contribui mensalmente com US$ 10 mil a US$ 11,5 mil. Para atrair empresas do segmento, a prefeitura baixou o ISS de 3% para 2% às que se instalarem.