26/07/12 14h11

DERSA lança edital internacional para contratação de consultoria no Túnel Imerso Santos-Guarujá

Assessoria de Imprensa da Dersa

Concorrentes deverão comprovar capacitação técnica em projetos de túneis imersos

A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A lançou no dia 19/07 edital para contratação de consultoria especializada em tecnologia de túneis imersos para prestar apoio técnico ao projeto de engenharia do Túnel Imerso Santos-Guarujá. O comunicado foi publicado em veículos de comunicação nacionais e estrangeiros, como The Wall Street Journal.

 

Poderão participar da concorrência empresas de projeto de engenharia do Brasil ou do exterior que comprovarem capacitação técnica em projetos de túneis imersos. O valor de referência para a contratação é de R$ 12,5 milhões.

 

Na prestação do serviço, a projetista deverá atuar em conjunto com a equipe da DERSA na coordenação, concepção, análise e acompanhamento dos trabalhos de detalhamento do Túnel Imerso Santos-Guarujá, integrante da licitação para a Ligação Viária Santos - Guarujá. O recebimento das propostas ocorrerá no dia 05 de setembro, às 10h, na sede da DERSA.

 

A consultoria vencedora será co-responsável da projetista contratada para os projetos do Túnel Imerso. O Consórcio Consultor Engevix - Planservi - Themag Túnel Submerso venceu a licitação para executar os trabalhos de detalhamento construtivo e o projeto executivo do túnel imerso para a Ligação Viária Santos - Guarujá . O prazo previsto para o detalhamento construtivo é de 18 meses com recursos orçados em R$ 33,6 milhões.

 

O escopo do serviço para o Projeto Executivo compreende apoio à elaboração do EIA-RIMA e ao licenciamento ambiental do empreendimento; consolidação e otimização da alternativa selecionada; projeto de engenharia do túnel e de todo o complexo viário; preparação dos elementos para licitação das obras (ou PPP); e detalhamento executivo das obras de engenharia.

 

Primeiro túnel imerso

 

A tecnologia de construção de túneis imersos ainda é inédita no País. Por isso, as três empresas vencedoras por meio do Consórcio serão assistidas por consultores externos da Holanda e da Suécia, especializados em projeto de túnel imerso, navegabilidade e tecnologia de concreto, com comprovada experiência neste tipo de obra. No final do projeto teremos três empresas brasileiras habilitadas nessa tecnologia.

 

A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. O custo para implantação do investimento está estimado em R$ 1,3 bilhão, incluindo obras, projeto, licenciamento, desapropriações, gerenciamento, entre outros.

 

O túnel imerso entre Santos e Guarujá será implantado em concreto armado, com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT.

 

O futuro túnel ligará os bairros de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, e permitirá, na sua inauguração, o tráfego de automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas. A solução também será compatível com o sistema de VLT (veículo leve sobre trilhos) que será implantada na Baixada Santista.

 

Estudo definiu túnel

 

A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo, após a realização de um amplo estudo técnico da DERSA. Batizado de "Projeto Prestes Maia", entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, bem como alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.

 

Os túneis imersos constituem uma alternativa interessante para a transposição secas de canais navegáveis, pois evitam as limitações de altura que surgem sempre que se opta pela construção de uma ponte.

 

As principais vantagens dos túneis imersos sobre os túneis tradicionais (escavados) estão no custo de implantação (mais baixo) e na diminuição da extensão, profundidade e rampas de acesso. Estes túneis são semelhantes a grandes tubos apoiados sobre o fundo do canal.