16/03/12 13h56

Dersa reabre licitação do túnel Santos-Guarujá

Valor Econômico

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) publicou ontem o edital de reabertura da concorrência pública para o projeto executivo do túnel que vai ligar Santos a Guarujá. O edital estabelece novo prazo para que as empresas interessadas entreguem os envelopes de proposta técnica, documentação e proposta comercial, que deverá ocorrer dia 23, às 10h. No mesmo dia serão abertos os envelopes com as propostas técnicas.

Originalmente, a entrega estava das propostas estava prevista para ocorrer no dia 17 de fevereiro. Mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu o processo para avaliar um pedido de anulação apresentado por um advogado. Na semana passada, o TCE julgou o pedido improcedente e referendou plenamente o texto do edital.

O cronograma de construção do túnel também não foi alterado. A previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2013, com conclusão para o primeiro semestre de 2016. O custo da construção está estimado em R$ 1,3 bilhão.

A construção de túnel entre Santos e Guarujá usará uma tecnologia inédita no Brasil. A ligação será feita em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e uma linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra prevista pelo governo do Estado de São Paulo para interligar as cidades da Baixada Santista.