13/03/15 14h07

Desenvolve SP: R$ 1,8 bi em 6 anos

Recursos foram financiados para PMEs e municípios paulistas. Incentivo à inovação e ao crédito de longo prazo marcam trajetória da Agência

Desenvolve SP

A Desenvolve SP, Agência de Desenvolvimento do Governo Paulista, completa seis anos de atuação com mais de três mil operações de crédito no valor de R$ 1,8 bilhão em desembolsos concedidos para a expansão e modernização de pequenas e médias empresas e melhorias na infraestrutura de municípios. Com o desafio de tornar-se a principal instituição financeira do Estado a oferecer crédito sustentável para investimentos de longo prazo, mira no incentivo à inovação e no planejamento empresarial para fortalecer ainda mais a economia de São Paulo.

De acordo com o levantamento, a carteira da Desenvolve SP registra 1.300 clientes atendidos em 242 cidades, sendo que 87% do montante foi destinado para o setor privado e 13% para o setor público. Na divisão por setor produtivo, a indústria paulista, historicamente a principal tomadora de recursos da Agência, foi responsável por investir R$ 879 milhões em expansão e modernização nos últimos seis anos, seguida da empresas prestadoras de serviços e do comércio com R$ 684,6 milhões. Já as prefeituras investiram R$ 234,2 milhões em obras de infraestrutura para os municípios.

Para Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, ao longo deste período a trajetória da Agência foi marcada pelo seu compromisso em oferecer crédito sustentável a todos os setores produtivos. “Criamos dezenas de opções de financiamento, aumentamos os prazos de 5 para 10 anos e reduzimos a taxa de juros das nossas linhas em um ponto percentual”, diz. No entanto para ajudar uma empresa a crescer é preciso muito mais. “Junto ao Governo do Estado, temos focado nossos esforços para incentivar a Inovação e a cultura do planejamento empresarial, fundamental para alavancar as PMEs e a economia do país”, diz.

Principais ações

Entre as principais linhas de financiamento da instituição, merecem destaque a “Economia Verde”, cada vez mais procurada para a realização de projetos ligados à sustentabilidade ambiental, a “FIP” - principal linha contratada para a implantação, ampliação e modernização da capacidade produtiva das empresas e a “Via SP”, voltada para a pavimentação urbana ou recape de vicinais dos municípios. Juntas, somente essas três opções de crédito representam cerca de 40% dos desembolsos liberados pela instituição. Atualmente, as linhas tradicionais da Desenvolve SP têm juros a partir de 0,41% ao mês, atualizada pelo IPC-Fipe com prazos de até 10 anos para pagamento, incluindo períodos de carência máxima de12 meses.

Alinhada às políticas públicas de desenvolvimento do Estado, a instituição também idealizou importantes programas de governo com taxas de juros subsidiadas, partindo de 0% ao mês. O “São Paulo Inova”, por exemplo, marca o pioneirismo da Agência como sendo a primeira do país a assumir o compromisso em apoiar startups, empresas emergentes de base tecnológica e PMEs com perfil inovador - inclusive por meio da idealização de um Fundo de Investimento em Participações. Já o “Saúde SP”, elaborado para ajudar a reestruturação financeira das Santas Casas e de instituições filantrópicas de saúde, tem se mostrado essencial para que esses hospitais renegociem suas dívidas com bancos e fornecedores e continuem atendendo a população.

O programa “Vale do Ribeira”, com foco no desenvolvimento da região que possui o menor índice de IDH do Estado, tem ajudado, principalmente, o pequeno agricultor que pode contar com uma instituição financeira que o ajuda a investir no seu pequeno negócio de forma realmente sustentável. Além disso, para reerguer a economia de cidades atingidas por catástrofes naturais, a Desenvolve SP também criou um programa especial que já ajudou centenas de empresários a reconstruírem empreendimentos devastados por enchentes e tornados, conseguindo assim retomarem suas vidas. Entre outras iniciativas, há também o “Renova SP”, para a renovação da frota de caminhões no Porto de Santos e o “Investimento Esportivo 2014”, que ajudou o setor público e privado a se preparar para a Copa do Mundo no ano passado.

Para ajudar no planejamento das empresas, a Agência sempre buscou oferecer importantes ferramentas, como o Canal do Empresário, um portal exclusivo para quem busca aperfeiçoar sua governança e gestão administrativa, a Revista Desenvolve SP, com reportagens especiais que incentivam a cultura empreendedora, e a elaboração de vídeos tutorias que ensinam a forma adequada de se preencher um projeto de investimento ou de inovação. Saiba mais em www.desenvolvesp.com.br.