14/02/20 13h44

Desenvolvimento econômico: prefeitura realiza palestra sobre transformação digital

Diário Tupã

Na última terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior realizou a palestra “Transformação Digital” em parceria com a empresa Bluefields Aceleradora. A palestra foi ministrada por Tiago José e pelo presidente da empresa parceira, Paulo Humaitá.

O secretário Municipal de Relações Institucionais, Lucas Hatano, agradeceu a presença dos palestrantes, que levantaram pontos importantes sobre educação, novas tecnologias e empreendedorismo, e também dos diversos empresários do município e região. “A presença dos empresários na palestra de hoje é de extrema importância para que haja discussões sobre as pautas levantadas pelos palestrantes. Quero agradecer também aos palestrantes que associaram temas de grande importância, como educação, novas tecnologias e empreendedorismo. Essas questões são fundamentais para construirmos uma cidade digital com novos horizontes para os empresários e para toda sociedade tupãense”, agradeceu.

O palestrante Tiago José Goulart contou que um dos pontos mais importantes levantados durante a palestra foi em relação ao ecossistema de informação, ponto de extrema relevância para as empresas que visam maior interação para a própria evolução e de toda a região. “O objetivo das informações apresentadas aqui, é que seja proposta a construção de um ecossistema aqui na região da Alta Paulista, com as empresas locais, na concepção de que é preciso crescer junto, seja as empresas de iniciativa privada, pesquisa ou escolas. A ideia é formar esse clã de ecossistema para o desenvolvimento da região”, disse.

Já o presidente da empresa parceira e também palestrante, Paulo Humaitá, falou de outro ponto de relevância apontado durante a palestra, que foi sobre a transformação digital e inovação corporativa, onde as empresas precisam se reinventar e pensar no futuro. “Temos visto uma era de diversas inovações nos ramos empresariais e é importante que as grandes empresas, principalmente da região da Nova Alta Paulista, percebam essa nova era e se encaixem. Temos diversas startups crescendo no ramo de negócios, pelo fato de nascerem nesta era já visando a inovação dos negócios”, contou.

Os alunos de administração da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Guilherme Takeshi Mandai e Otávio Augusto Soares Silva, contaram que os pontos levantados durante a palestra ajudaram a entender melhor sobre o conhecimento dentro do ramo e sobre o ecossistema de inovação. “Estamos desenvolvendo uma startup que identifica problemas no acesso de informações em viagens e a palestra levantou pontos de extrema relevância, que ajudarão no momento de desenvolvermos o projeto, analisando e pontuando da forma que foi apresentada”, afirmou Guilherme.

Já o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Eduardo “Shigueru” Edamitsu, contou que a parceria com a empresa, para a aplicação da palestra aos empresários do município e região, é importante para levantar questionamentos e impulsionar as empresas a partir de novos horizontes.  “A palestra aplicada levantou diversas questões, que farão as empresas da região pensarem na desenvoltura de suas empresas e este era o objetivo: apresentar novas opções de desenvolvimento e inovações, para que dentro desse ecossistema de inovação, as empresas cresçam e colaborem para o crescimento regional”, finalizou.