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Dicico entra no mercado de TI com a Constru Software

Valor Econômico - 31/07/2008

Tijolo, cimento e software. Tudo indica que a rede de lojas de material de construção Dicico resolveu levar às últimas conseqüências aquilo que pode ser entendido como diversificação de produtos. Desde janeiro está em operação, ainda que discretamente, a Constru Software, empresa especializada em desenvolvimento e integração de sistemas para o setor de varejo. É isso mesmo. Agora, além de vender materiais de construção, a Dicico quer ganhar o mercado de tecnologia da informação (TI). A estréia da Constru Software tem a chancela da fabricante de sistemas de gestão empresarial SAP. Com a parceria, a empresa vai integrar ao produto da fornecedora alemã uma série de sistemas próprios, criados para ajudar no dia-a-dia das redes varejistas. O primeiro cliente é a própria Dicico. Em maio, a rede varejista decidiu trocar os sistemas da fornecedora Gemco pelos da SAP. O novo projeto custará à empresa R$ 10 milhões (US$ 6,25 milhões). Uma parte desse investimento será usado para pagar as licenças de software da SAP, a outra ajudará a assentar os primeiros passos da Constru Software. A idéia de ganhar dinheiro vendendo tecnologia ganhou força no fim do ano passado, quando a Dicico trabalhava pesado no desenvolvimento de sistemas próprios porque, segundo Dimitrios Markakis, presidente da rede, simplesmente não conseguia encontrar, entre os grandes fornecedores de TI, as tecnologias que ajudassem a empresa a aprimorar funções operacionais das lojas. A Constru Software, que iniciou operações com 30 funcionários, já está com 50 profissionais. A partir da implantação na Dicico, a Constru Software quer prestar serviços para outras redes de varejo, inclusive de outros setores que não o de construção civil. A Dicico, diz Dimitrios Markakis, tem hoje uma rede de 250 varejistas associados, pequenos negócios que se abastecem com material da empresa. Essa carteira deve ser o primeiro alvo para venda do que a empresa batizou de Programa de Administração, Construção e Decoração (PAC), seu pacote de software que será integrado aos sistemas da SAP. A companhia de tecnologia que a rede varejista está empenhada em construir tem metas nada tímidas. Até o fim de 2009, os executivos da Constru Decor querem faturar R$ 40 milhões (US$ 25 milhões). A taxa de crescimento projetada é de 40% ao ano.