21/12/12 15h30

Dilma inclui aeroportos do Vale em expansão para Copa

O Vale

Plano detalhado sai só em janeiro mas governo confirma S. José e Guará na rota de alternativas aos terminais das capitais

Os aeroportos de São José e Guaratinguetá foram incluídos no programa de investimentos para o setor, anunciado ontem pela presidenta Dilma Rousseff (PT), em Brasília.
No total, os aeroportos regionais do país receberão R$ 7,3 bilhões. O objetivo é melhorar a infraestrutura, a qualidade dos serviços e ampliar a oferta de transporte aéreo, além de oferecer alternativas aos terminais das capitais de olho no aumento de movimento por conta da Copa e das Olimpíadas no Brasil.
No Estado, além de São José e Guará, mais 17 aeroportos estão na lista. Porém, o valor que cada um vai receber deve ser divulgado só em janeiro. Segundo a Secretaria Nacional de Aviação Civil, os detalhes ainda estão sendo analisados.

Repercussão. Para Almir Fernandes, diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em São José, o aeroporto da cidade precisa de melhorias urgentes.
“Há muito o que melhorar. Mas é preciso investir realmente no que precisa. Vários voos foram cancelados não por falta de demanda, mas pela precariedade do aeroporto.”
Segundo Fernandes, a entrada do aeroporto deve ser mudada e ter acesso pela rodovia dos Tamoios. “Precisamos de um lugar seguro e com estrutura. As instalações são horríveis. Precisamos de uma aeroporto de verdade. Temos condições e demanda”, disse.
Já o gerente do Ciesp de Taubaté, que abrange a área de Guará, José de Arimatéia Campos, disse que é necessário conhecer melhor o projeto. “Todo investimento ajuda no desenvolvimento de uma forma geral e tem efeitos colaterais. O aeroporto de Guará é militar e seria interessante uma ampliação para atividades civis.”

Novela. O plano de melhoria para o aeroporto de São José se arrasta há anos. A última tentativa foi anunciada em agosto deste ano, quando o prefeito Eduardo Cury (PSDB) informou que a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) iria abrir licitação para contratar a ampliação do aeroporto.
Na época, Cury disse que a obra ficaria pronta em oito meses. A ampliação seria feita por meio de um MOP (Módulo Operacional de Passageiros) na área onde hoje está o estacionamento. O novo modelo iria quadruplicar a capacidade de passageiros do terminal, que atualmente é de 90 mil por ano.
“Não há necessidade de investimento novo. São José espera oito anos por isso. A Infraero já devia ter feito. O problema não é dinheiro, é execução, vontade política”, disse José de Mello Corrêa, secretário de Desenvolvimento Econômico de São José.

Aeroportos
Governo federal anuncia programa de investimento de R$ 7,3 bilhões. Em São Paulo, 19 aeroportos vão receber melhorias na primeira fase, entre eles, São José e Guará, no valor total de R$ 360,5 milhões

Objetivo
Melhorar a infraestrutura, a qualidade dos serviços e ampliar a oferta de transporte aéreo, além de oferecer alternativas aos terminais das capitais de olho no aumento de movimento por conta da Copa e das Olimpíadas no Brasil

Serão anunciados em janeiro de 2013 pela Secretaria de Aviação Civil

Copa 2014
São José foi a única cidade, até o momento, selecionada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para sediar um Centro de Treinamento. Além da localização, a logística de deslocamento do município para outras localidades foi essencial para escolha

Terminal de São José
Hoje, tem capacidade para 90 mil passageiros. A pista do terminal é compartilhada pelos militares do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) com a aviação civil. A Embraer também utiliza a pista para ensaios e testes de aeronaves

Terminal Guará
Hoje, o aeroporto da cidade atende somente o segmento militar

Carlinhos Almeida defende ampliação
“Fico feliz com essa decisão. É justo que o aeroporto de São José faça parte do grupo que vai receber investimentos”, disse o prefeito eleito em São José, Carlinhos Almeida (PT). Ele, que acompanhou o processo de ampliação como deputado federal, acha que o primeiro passo é construir um novo terminal de passageiros, mais adequado para atender à população.

Copa 2014
Fifa está de olho no terminal de São José
O aeroporto de São José pode ser uma alternativa para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A cidade foi a única, até o momento, escolhida pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para sediar um Centro de Treinamento de Seleções. O terminal foi inaugurado na década de 1950 para atender voos militares e passou a ser administrado pela Infraero em junho de 1996.