Diretor da Investe São Paulo participa do Encontro Anual da ABIMED
Sérgio Costa foi um dos palestrantes do evento que tinha como foco o setor de produtos para a área da saúde
Investe São PauloO diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Investe São Paulo, Sérgio Costa, participou nessa quarta-feira, 16 de dezembro, como palestrante do Encontro Anual da ABIMED - Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – realizado no Espaço Apep.
No evento foram abordados temas relacionados às melhorias e os desafios que o setor de produtos para a saúde, que corresponde a 0,6% do PIB brasileiro e gera 147 mil empregos, precisará enfrentar para driblar a crise econômica e continuar em ascensão.
Costa apresentou o trabalho da Investe São Paulo para a atração de investimentos na área e colocou os serviços da agência à disposição. “A Investe São Paulo está trabalhando para atrair empresas que possam consolidar o Estado como cluster de todas as indústrias relacionadas à Saúde”.
Durante a palestra, o diretor lembrou que a aprovação da lei que autoriza investimentos estrangeiros no setor facilitará a formação de novas parcerias nacionais e internacionais, o acesso às novas tecnologias e a troca de informação e conhecimento. Segundo ele, esse fato representa uma grande oportunidade de desenvolvimento para o país e principalmente para o Estado de São Paulo, que possui o maior mercado de equipamentos médico-hospitalares da América Latina, além de concentrar 40% de todos os investimentos estrangeiros diretos.
“Apesar da instabilidade da economia, a expectativa é que o mercado farmacêutico no Brasil cresça entre 7 a 10% ao ano até 2020. Para isso é essencial um planejamento estratégico de qualidade e o controle das metas e resultados”, afirmou Costa.
Dentre as sugestões apontadas pelo diretor da Agência Paulista para fortalecer a área da saúde, estão: o investimento em novos centros de P&D e Parques Tecnológicos, o incentivo de parcerias público-privadas e a abertura do mercado para empresas inovadoras e startups.
Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração da ABIMED também expos os objetivos da associação: “Nossa intenção é contribuir cada vez mais para a consolidação de um ambiente macroeconômico baseado em ética e inovação, voltado principalmente para a sustentabilidade do sistema de saúde do país”, finalizou.
Sobre a Abimed
A ABIMED congrega 185 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. O setor responde por 0,6% do PIB brasileiro e gera cerca de 147 mil empregos diretos e indiretos que, na maioria, requerem capacitação e promovem a formação de mão de obra qualificada nas áreas de engenharia e saúde.
Fundada em 1996, a entidade coopera com a Anvisa, - órgão regulador e sanitário -, e com autoridades da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios.