11/05/11 11h59

Dona da Camp vai distribuir águas Evian e Badoit

Valor Econômico

Depois de fechar 2010 com faturamento de R$ 195 milhões (US$ 110,8 milhões), a General Brands (Grupo GB) quer dobrar de tamanho em dois anos. Para isso, deve fazer duas aquisições ainda em 2011 e lançar novos produtos, dentre eles a água Evian, da Danone. "Também vamos este ano começar a construção de uma fábrica no Nordeste, com investimentos de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões (US$ 9,4 milhões a US$ 12,5 milhões)", diz Isael Pinto, presidente do grupo GB. Além disso, segundo ele, a companhia está avaliando duas propostas de aquisição, uma no segmento de sucos e outra em um setor novo para a empresa. "Agora é ou vai ou racha. Temos que ser grandes, se não seremos atropelados", afirma o executivo.

De todas as ações da GB planejadas para este ano, a primeira entrar em prática será a importação e distribuição das águas Evian e Badoit. As duas marcas francesas - que pertencem à Danone - chegam ao varejo ainda este mês. A GB, segundo Isael Pinto, conseguiu o registro de importação com o Departamento Nacional de Produção Mineral há seis meses e toda negociação foi feita com a Danone da França. A Danone Brasil comercializa água mineral no país somente no Estado de São Paulo, desde 2008, com a marca Bonafont. A Bonafont é engarrafada no interior paulista, onde fica a fonte que a Danone tem permissão para explorar. A companhia, entretanto, não importa águas.

A princípio, a água será vendida apenas no mercado paulista. Não há outros distribuidores da Evian no país, segundo a empresa, que atua em sucos, refrescos em pó, chás prontos para beber, bebidas à base de soja (que estão chegando às gôndolas agora), doces e gelatinas. Também faz parte do grupo a Vencedor Laticínios. Segundo dados da empresa, a linha de bebidas da companhia (que inclui também a marca Camp) atinge todas as classes sociais. A classe C é maioria, com 52% do consumo. A classe AB ficam com 31% e a DE, com 17%. A GB tem fábrica em Guarulhos (SP).