10/01/19 14h30

Doria autoriza estudos para privatização do aeroporto de Barretos

Valor Econômico

O governador de São Paulo, João Doria, autorizou os estudos para a inclusão do aeroporto municipal Chafei Amsei, de Barretos (427 km da capital), no programa estadual de privatização de aeroportos. Os estudos de viabilidade técnica e econômica serão feitos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).
Atualmente o terminal opera com aviação geral (executiva e táxi aéreo) e atende especialmente o agronegócio e o turismo local, cuja principal agenda é a Festa do Peão, e também pacientes que buscam tratamento no Hospital do Câncer de Barretos.
O anúncio foi feito durante visita do governador ao município nesta quarta-feira (9). No total, 20 aeroportos serão repassados à iniciativa privada em regime de concessão ao longo de quatro anos.
O aeroporto de Barretos foi administrado pelo Daesp de 1978 até 2012. Em dezembro daquele ano, atendendo solicitação da prefeitura de Barretos, o Daesp, com autorização da Secretaria de Aviação Civil (Anac), concedeu sua gestão à prefeitura, que ficou responsável por sua administração e manutenção.