19/01/10 11h08

DuPont e JBS fazem aliança para produzir metilato de sódio no país

Valor Econômico

A multinacional americana DuPont e a gigante brasileira das carnes JBS firmaram uma parceria para produzir metilato de sódio no Brasil. O produto, que acelera a produção de biodiesel, será industrializado na fábrica da JBS em Pirapozinho (SP). A decisão de produzir metilato de sódio no Brasil reflete o potencial do mercado de biodiesel no país, que desde o início deste ano está operando o B5 - mistura de 5% do biodiesel no diesel. O consumo nacional desse biocombustível está estimado em 2,4 bilhões de litros para este ano, o que significa uma demanda entre 40 mil a 60 mil toneladas de metilato de sódio. No mercado internacional, o consumo de biodiesel chega a 11 bilhões de litros e gera uma demanda de 220 mil toneladas de metilato de sódio.

A DuPont é uma das maiores produtoras de metilato de sódio do mundo e líder nos Estados Unidos. A JBS tornou-se uma produtora respeitável de biodiesel no país, após a incorporação da Bertin. Juntas, as duas empresas uniram o útil ao agradável. Em outras palavras, as duas empresas vão aproveitar as suas sinergias para negociarem o catalisador no mercado interno. Atualmente, a DuPont importa o metilato de sódio dos EUA.

A unidade terá capacidade para produzir 60 mil toneladas/ano. A Basf anunciou, no mês passado, que colocará em operação sua primeira fábrica no país a partir do segundo semestre de 2011, também para 60 mil toneladas anuais. "A DuPont está acompanhando o mercado de biocombustíveis há pelo menos 10 anos. Apostamos no crescimento desse segmento. É um caminho sem volta", disse Vinícius Soares, diretor da divisão de soluções químicas da DuPont para a América Latina. A associação com um grupo da importância do JBS foi a maneira mais rápida para se avançar nesse mercado, segundo o executivo. A localização das fábricas da JBS também foi decisiva para firmar a parceria, disse Soares.