18/02/09 11h57

Duráveis afetam resultado do varejo

Valor Econômico - 18/02/2009

As vendas no varejo foram bastante castigadas pelo impacto da crise global sobre a economia brasileira no fim do ano passado, principalmente nos segmentos de bens duráveis, com destaque para móveis, eletrodomésticos e veículos. Todos eles são muito dependentes do crédito. Em dezembro, o comércio varejista ampliado (que inclui carros, motos e autopeças e material de construção) recuou 1% em relação a novembro, na série livre de influências sazonais. No quarto trimestre, houve queda de 8,7% sobre o trimestre anterior. As vendas no varejo ampliado terminaram 2008 com alta de 9,9%, abaixo dos 13,6% de 2007.  O desempenho foi melhor no setores mais influenciados pelo mercado de trabalho. Em dezembro, as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo ficaram estáveis em relação a novembro. Mesmo assim, não passaram ilesos, como mostra a comparação com dezembro de 2007: as vendas cresceram 3,5%, abaixo dos 6% de novembro e dos 7,3% de outubro.  Mas o pior resultado ocorreu de fato nos segmentos de bens duráveis, mais dependentes do crédito, como lembra Reinaldo Pereira, economista da coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. Em dezembro, as vendas de móveis e eletrodomésticos caíram 3,7% em relação a novembro, na série livre de influências sazonais. Na comparação com dezembro de 2007 houve alta de 4,5%, o mesmo percentual observado em novembro, ambos bem abaixo dos 15,7% de outubro.