08/12/09 11h11

Economia já supera resultados de 2008

O Estado de S. Paulo

Depois de dois trimestres seguidos de variação negativa em relação a 2008, tudo indica que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro voltou ao terreno positivo no terceiro trimestre deste ano. Cálculos dos economistas de empresas como a MB Associados, LCA Consultores e Rosenberg & Associados indicam crescimento de 0,2% a 0,3% para o PIB nessa base de comparação. Na comparação com o segundo trimestre de 2009, as projeções são de crescimento entre 2,1% e 2,3%.

Se os dados oficiais a serem divulgados quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmarem as previsões, a economia brasileira terá retornado ao nível pré-crise observado no terceiro trimestre de 2008. "É muito interessante essa comparação, porque somente em 2011 a maioria das economias desenvolvidas, como a dos Estados Unidos, Europa e Japão, deve voltar para os níveis de PIB que elas tinham antes de entrar em recessão", diz o economista-chefe da LCA, Bráulio Borges.

A política anticíclica, tanto a fiscal, por meio de gastos e redução de impostos, e a monetária, com corte de juros, "foram essenciais para esse crescimento", acrescenta o economista chefe da MB Associados, Sergio Vale. Para ele, o consumo continuará a ser a locomotiva do crescimento na comparação com o ano passado.

As consultorias acreditam que o PIB deve mostrar a recuperação dos investimentos. "A taxa de investimento deve crescer acima do próprio PIB", diz Borges, da LCA. Do segundo para o terceiro trimestre o investimento deve crescer 4,8%, ante alta de 2,1% do PIB. Porém, comparado com o terceiro trimestre de 2008, o investimento ainda deve cair cerca de 15%. Na avaliação da Rosenberg & Associados, o consumo das famílias deve seguir liderando a recuperação do PIB, enquanto o consumo do governo também deve se sustentar em nível mais alto.