13/09/21 11h35

Edição 2021 do Workshop GLOBE está com inscrições abertas

Capacitação é direcionada a professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

No período de 27 de setembro a 5 de novembro de 2021, acontecerá o Workshop GLOBE Brasil 2021, organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), e que tem como público-alvo professores do ensino básico e estudantes/pesquisadores do ensino superior. O evento é gratuito e ocorrerá de forma 100% on-line, com aulas ao vivo disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do AEB Escola (AVA-AEB Escola). A seleção dos candidatos será por ordem de inscrição, considerando a distribuição regional. São 30 vagas para professores da educação básica, 10 vagas para alunos de graduação e 10 vagas para alunos de pós-graduação. Os interessados podem se inscrever do dia 10 ao dia 22 de setembro, pela plataforma AVA-AEB Escola: https://aebescolavirtual.aeb.gov.br/

As aulas ao vivo ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h, durante as duas primeiras semanas, a partir do dia 27/09. A participação nas aulas ao vivo é incentivada, mas não obrigatória, uma vez que as gravações serão disponibilizadas na plataforma.  O curso é composto por seis unidades, com as temáticas: 1) Introdução ao Programa GLOBE e à Pesquisa Científica; 2) Protocolo de Nuvens; 3) Protocolo de Mosquitos; 4) Protocolo de Land Cover; 5) Protocolo de Árvores; e 6) Projetos de Pesquisa. 

Após as aulas ao vivo, o participante terá 20 dias para elaborar e enviar um pré-projeto de pesquisa sobre um dos protocolos trabalhados durante o Workshop GLOBE Brasil 2021. Nos dias 3, 4 e 5/11, os pré-projetos serão apresentados aos outros cursistas para obtenção de feedbacks e sugestões de como aplicá-lo em sala de aula. Para que seja emitido o certificado de conclusão, é necessário realizar todas as atividades, além de enviar o trabalho final, dentro do prazo estipulado. Para isso, é importante que o interessado verifique se terá disponibilidade para cumprir com as demandas do curso antes de efetuar sua inscrição. 

O Programa GLOBE 

O Programa de Aprendizagem Global e Observações para Beneficiar o Meio Ambiente (GLOBE), da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), está presente em 126 países. No Brasil, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é a instituição responsável por implementar as atividades educacionais promovidas pelo GLOBE. 

O Brasil passou a integrar o Programa GLOBE após a assinatura de um acordo entre a AEB e a NASA, em 2015. No ano seguinte, foi realizado o primeiro workshop seguindo os protocolos do programa. As atividades desenvolvidas encorajam os interessados a realizarem coletas de dados ambientais, seguindo protocolos específicos, e a inseri-los em uma plataforma mundial para utilização em pesquisas escolares e científicas. A capacitação dos participantes é feita por meio de atividades teóricas e práticas, com o objetivo de preparar os envolvidos para pesquisas científicas. Para mais detalhes sobre o programa, acesse o site https://www.globe.gov/

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. 

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial. 

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/09/edicao-2021-do-workshop-globe-esta-com-inscricoes-abertas