09/11/17 00h00

Eldorado e SMART Modular Technologies inauguram laboratório para prototipagem de chips no Brasil

O Instituto de Pesquisas Eldorado e a SMART Modular Technologies lançarão, em parceria, um novo laboratório para prototipagem de semicondutores de última geração que será único na América Latina

Investe SP

O instituto Eldorado e a SMART inauguraram nesta quarta-feira, 8 de novembro, um laboratório para o desenvolvimento de produtos e processos de semicondutores, sediado na unidade de Campinas do Instituto. O objetivo da iniciativa é estabelecer um plano de longo prazo para implementar um Laboratório Tecnológico de Encapsulamento de Semicondutores.

O projeto conta com o apoio da Investe São Paulo, Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

“Estamos ajudando a empresa principalmente em questões tributárias, e estamos à disposição para ajudar no contato com qualquer outra entidade pública ou privada que seja essencial para o sucesso do empreendimento. Laboratórios de pesquisa e investimentos em tecnologia são tratados por prioridade por nossa equipe principalmente por gerarem inovação, valor agregado e utilizarem capital humano extremamente qualificado”, explicou o diretor de negócios da Investe SP, Sérgio Costa.

A parceria entre a SMART e o Eldorado visa a otimizar significativamente as atividades de ambos. A SMART poderá aperfeiçoar ainda mais suas atividades de pesquisa e desenvolvimento de chips, e o Eldorado acrescentará às suas atuais instalações um laboratório avançado de prototipagem para o desenvolvimento de novas tecnologias e para a capacitação de recurso humanos em processos produtivos de alta complexidade.

 “Esse modelo de laboratório é inédito na América do Sul e, para nós, do Eldorado, é uma grande honra sermos os escolhidos para receber essa estrutura”, conta José Eduardo Bertuzzo, Executivo de Tecnologia e Produtos do Eldorado.

Com área total de aproximadamente 350m2, o novo laboratório conta com salas limpas classe 100, classe 1000 e classe 10000, comumente utilizadas para testes e manufatura de produtos em que a contaminação por partículas presentes no ar prejudica o resultado.

“Trata-se de um laboratório de última geração, com ambiente rigorosamente controlado e que permitirá a pesquisa e a validação de novos tipos de tecnologias, materiais e processos de encapsulamento, com o objetivo de melhorar a qualidade e a confiabilidade dos produtos da SMART”, revela Cleber Figueira, Gerente Sênior de P&D e Produto da SMART. Além disso, a infraestrutura poderá ser usada para treinamento de profissionais e para a produção de lotes-piloto de produtos.

O projeto de implantação do laboratório de semicondutores realizado pela SMART e pelo Eldorado faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS). Este estratégico programa do governo federal incentiva o desenvolvimento da indústria nacional de chips desde o design dos componentes até a fabricação do produto final, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de novas tecnologias e para a capacitação de profissionais no país para o que há de mais avançado em produtos e processos produtivos em todo o mundo.