19/01/11 10h33

Eletroletrônicos lideram desejo de consumo na cidade de São Paulo

Valor Econômico

Os eletroeletrônicos lideram as intenções de compra dos consumidores no primeiro trimestre, tanto nas lojas físicas, quanto via internet. Foi o que mostrou a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, do Programa de Administração do Varejo (Provar) da FIA. Apesar da liderança da categoria, no geral o levantamento mostrou um recuo nas pretensões de consumo em relação aos três primeiros meses do ano passado. Segundo o estudo, que analisa dez categorias de bens e entrevista 500 consumidores na cidade de São Paulo, 12,4% dos entrevistados que mostraram disposição de ir às compras afirmaram que querem adquirir algum eletroeletrônico. A segunda maior intenção de compra foi verificada em material de construção, com 10,2%. Os menores índices foram apurados nas áreas de cama, mesa e banho (2,2%) e eletroportáteis (4,4%).

Quando se analisa a intenção geral de consumir ao menos um produto de qualquer uma das diferentes categorias abordadas, no entanto, observa-se uma redução da pretensão de compra. Nos três primeiros meses do ano, 71,8% das pessoas consultadas afirmaram que devem ir às compras, uma queda de 5,4 ponto percentual frente ao índice registrado no mesmo período de 2010. Ainda na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, apenas três categorias, dentre as dez analisadas, registraram aumento das intenções de compra: eletroeletrônicos, eletroportáteis e automóveis.

Na internet, os resultados vieram melhores, com uma pequena alta na intenção de compras. No primeiro trimestre, 90% dos entrevistados informaram a pretensão de comprar algum produto das dez categorias. No mesmo período do ano passado, o índice estava em 88,6%. Eletroeletrônicos, CDs, DVDs, livros e revistas, além de itens de informática, lideraram as pretensões de compra on-line.

A pesquisa mostra ainda que os consumidores acreditam que deverão gastar mais em suas aquisições. "A elevação da intenção dos gastos já pode ser considerada um efeito da inflação. O consumidor vai comprar, mas acha que vai acabar pagando mais caro", afirmou o coordenador geral do Provar, Claudio Felisoni. Com produtos de linha branca, por exemplo, os consumidores acreditavam que iriam gastar em média R$ 1.322 (US$ 777,7) nos três primeiros meses de 2010. Neste trimestre, a expectativa é desembolsar R$ 1.906 (US$ 1121,2).