29/04/08 14h11

Em busca da liderança, 3M investe no Brasil

Valor Econômico - 29/04/2008

O grupo norte-americano 3M aposta no Brasil para assumir a liderança mundial no mercado de produtos ortodônticos. Ontem, a empresa inaugurou as novas instalações de sua fábrica localizada em São José do Rio Preto (SP), que recebeu investimento de R$ 14 milhões (US$ 8 milhões) e que teve triplicada a capacidade de produzir aparelhos como brackets, bandas e fios utilizados por ortodontistas. Com o fôlego renovado, a unidade será a base para a expansão das exportações da companhia, que pretende chegar ao topo do mercado global entre um e dois anos. O diretor do grupo Mercados de Saúde da 3M do Brasil, Julio Gândara, disse ao Valor que o custo da produção local é o que coloca o país como "chave" para o avanço das vendas externas do grupo. Ele explicou que a região de São José do Rio Preto conta com profissionais extremamente qualificados para a produção de aparelhos ortodônticos, porém com custo menor. "A 3M, agora, vai exportar aparelhos feitos no Brasil, com qualidade muito próxima à dos estrangeiros e com custo menor", afirmou. Com produtos mais baratos, a planta brasileira da americana 3M poderá explorar o mercado da Ásia que, segundo Gândara, apresenta as melhores oportunidades de crescimento. Ele citou especialmente a China e a Rússia, porém garantiu que todos os chamados BRIC apresentam "ótimas condições". No entanto, a empresa ainda terá que conquistar as autorizações necessárias para vender aos asiáticos. Segundo o diretor, as certificações exigidas, como testes de biocompatibilidade de materiais, já estão sendo providenciadas. Atualmente, a 3M do Brasil já detém as autorizações para exportar ortodônticos aos países da América Latina e da Europa, além dos Estados Unidos. Para este ano, Gândara estima um montante de US$ 2,5 milhões para as exportações brasileiras e a meta é de alcançarem US$ 10 milhões em 2010, o que já levaria o grupo à liderança global. Hoje, a 3M ocupa a segunda posição no mundo, com fatia de 34%, e corre atrás da também norte-americana Ormco, que detém 38%. Na América Latina, a 3M lidera com 36% do mercado.