15/05/09 11h16

Em março, construção e automóveis puxam vendas do varejo

Valor Econômico - 15/05/2009

O aumento de setores favorecidos pela desoneração tributária, o crescimento baixo da renda disponível e o início de recuperação do crédito para pessoas físicas devem permitir ao comércio varejista vivenciar um processo de desaceleração lenta no ritmo de vendas, diferentemente do que ocorreu na indústria. Especialistas projetam para o ano crescimento de 3% a 3,8% no volume de vendas do comércio - incremento inferior aos 9,1% registrados em 2008 e aos 7,2% apurados no acumulado de 12 meses até março, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março, as vendas no comércio varejista cresceram 0,3%, em relação a fevereiro, feito o ajuste sazonal. A variação foi menor que as apuradas em janeiro (1,9%) e fevereiro (1,5%). Conforme relatório do IBGE, a ocorrência da Páscoa em abril este ano comprometeu o desempenho do grupo hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que representa 51% do indicador. Quando os dados de venda de automóveis são agregados à série do IBGE, o crescimento sobre fevereiro, em volume, sobe para 2%.

No trimestre, o comércio (sem automóveis) cresceu 3,8% em comparação com o mesmo período de 2008, e de 2,2% sobre o quarto trimestre, com ajuste sazonal. Na comparação por trimestre móvel, houve crescimento de 1,2% no acumulado de janeiro a março contra o intervalo de dezembro a fevereiro. A comparação do desempenho acumulado em 12 meses também apresentou desaceleração, saindo de 9,13% no ano passado para 7,11% nos 12 meses até março.