17/01/11 15h30

Em meio a processo de fusão, Intervet cresce 21% em 2010

Valor Econômico

Impulsionada pela valorização do boi gordo e pelo aumento da demanda pelas carnes de frango e suína, a americana Intervet, do setor veterinário, fechou 2010 com um crescimento de 21,2% em seu faturamento no Brasil em comparação ao ano anterior. O grupo, controlado pela farmacêutica Merck, teve receita de R$ 448 milhões (US$ 254,5 milhões) no ano que passou. A taxa de crescimento da empresa é duas vezes superior à do mercado veterinário doméstico. Apesar de o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) ainda não ter fechado os números finais de 2010, até novembro a sinalização era que o setor crescesse acima de 10% no ano. Caso se confirme esse resultado, o mercado veterinário no Brasil superará pela primeira vez a marca de R$ 3 bilhões (US$ 1,7 bilhão). Em 2009, foram R$ 2,82 bilhões (US$ 1,4 bilhão), segundo o Sindan.

O crescimento da Intervet no Brasil ocorre em meio ao processo de fusão com a ainda concorrente Merial. Em março do ano passado, a Merck e a francesa Sanofi-Aventis - controladora da Merial - anunciaram a criação de uma joint venture global entre seus braços de saúde animal. A nova empresa será a líder da indústria mundial do setor, com faturamento superior a US$ 5 bilhões, superando a Pfizer, que em janeiro do ano passado comprou a concorrente Wyeth e consequentemente incorporou a Fort Dodge, reforçando seu segmento de saúde animal. "A cotação da arroba do boi superou todas nossas expectativas. E com o preço acima de R$ 100 existe uma corrida por parte dos produtores para investir mais em tecnologia, para conseguir uma produtividade cada vez maior", afirma Vilson Simon, diretor-presidente da Intervet no Brasil. "Em 2010 foi a pecuária que alavancou nosso resultado".

Alavancou em 2010 e deve alavancar novamente neste ano. Sem dar detalhes, Simon informa que no começo do segundo semestre deste ano, a empresa irá colocar em prática um projeto destinado a confinamentos, que envolve os segmentos veterinário e de genética. O investimento previsto para o projeto vai ficar entre R$ 10 milhões (US$ 5,9 milhões) e R$ 15 milhões (US$ 8,8 milhões) e terá como objetivo elevar a produtividade da pecuária. "É preciso investir no desenvolvimento do setor. Acredito que seja mais barato promover o desenvolvimento do mercado do que ficar brigando com os concorrentes por uma fatia maior do market share", afirma Simon.

A aposta da Intervet na pecuária não é por acaso. Além de o segmento apresentar um maior potencial de crescimento em comparação com os mercados de aves e suínos - altamente tecnificados -, para a Intervet a pecuária representa 60% do seu negócio no Brasil. A avicultura tem uma fatia de 14% das vendas, ficando à frente dos animais de companhia (pet) e suínos, que detêm 12% e 10%, respectivamente. Em abril de 2010, a empresa anunciou a parceria com a brasileira Genoa para comercializar os marcadores moleculares identificados e patenteados pelo grupo nacional para a raça nelore, que representa 80% do rebanho bovino nacional.