30/04/21 12h26

Em parceria com Facens e Parque Tecnológico de Sorocaba, MCTI inaugura Centro de Referência em IoT e Tecnologias 4.0

Objetivo é que centro ofereça programas para promoção do ensino, formação, popularização da ciência e promova o ensino inovador, empreendedorismo e desenvolvimento local

Governo Federal

O MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o Centro Universitário Facens, inaugura nesta sexta-feira (30), às 10h, o Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 FACENS-MCTI, em Sorocaba (SP). O objetivo da iniciativa é criar um local para demonstração prática de soluções em IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) em áreas definidas pelo ministério como prioritárias no Plano Nacional de Internet das Coisas, como Cidades 4.0, Saúde 4.0, Agro 4.0, Indústria 4.0, Turismo 4.0 e Educação 4.0. 

O projeto faz parte do Acordo de Cooperação Técnica que será assinado durante a inauguração do Centro entre o Parque Tecnológico de Sorocaba, a Facens e o MCTI. A ideia é que o centro ofereça programas para a promoção do ensino, formação, popularização e divulgação da ciência e tecnologia no país, promovendo o ensino inovador, empreendedorismo e desenvolvimento das demandas locais, com o engajamento da indústria, academia e governo. 

Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, é papel do MCTI direcionar o uso da Internet das Coisas para a qualidade de vida do país e preparar a população a lidar com as tecnologias do futuro. 

“Enquanto o avanço das tecnologias vai tornando muitas tarefas mais eficientes e precisas, é preciso lembrar que precisamos criar empregos para as pessoas, alinhados a esse progresso. Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário”, afirma. 

O Centro de Referência estará integrado ao Smart Campus Facens, que é um laboratório voltado a solucionar problemas reais, conectando a comunidade acadêmica, mercado, empresas e sociedade, por meio de projetos que tornem as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis. 

Para a professora Regiane Relva, coordenadora-geral do Smart Campus Facens, a iniciativa representa uma oportunidade de levar uma nova forma de educação e desenvolver projetos que integrem a sociedade. 

“Este é mais um grande passo que a Facens dá em direção à inovação e ao progresso tecnológico e sustentável da nossa sociedade. Nos sentimos muito honrados com esta parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e sabemos que todas as pesquisas e ideias desenvolvidas neste Centro de Referência nos darão mais oportunidades de trazer a educação hands on e de desenvolvermos projetos que integrem todos os atores de uma Sociedade 5.0”, afirma. 

Serviço:

Inauguração do Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 FACENS-MCTI e assinatura do Acordo de Cooperação Técnica

Data: sexta-feira, 30 de abril, às 10h

Local: Centro Universitário Facens - Rod. Senador José Ermírio de Moraes, 1425 – Castelinho km1,5 Alto da Boa Vista Sorocaba/SP 

Sobre o MCTI

O MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações é um órgão da administração federal direta, criado em 10 de junho de 2020 com a Medida Provisória nº 980. Com a missão de produzir conhecimento, produzir riquezas para o Brasil e contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros, o ministério é responsável pelas políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação, entre outras atribuições.

Para desenvolver suas atividades, o Ministério ainda conta com unidades de pesquisa, entidades vinculadas e organizações sociais com a missão de garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicações visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade. 

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é considerado uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, com nota máxima (5) do MEC. A instituição possui 45 anos de história, com foco na formação cidadã e empreendedora de seus alunos, e na busca constante por inovação social e tecnológica. Oferece 14 cursos de graduação e 29 de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, tecnologia, arquitetura e urbanismo, liderança e marketing digital. As instalações da Facens, que estão em um espaço verde com mais de 100 mil m², contam com mais de 50 laboratórios especializados e mais de 10 centros de inovação ligados ao IP Facens, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, credenciado desde 2002 no MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Resolução CATI 016/2002, para fins previstos na Lei n˚ 8.248/91. O Centro Universitário possui inúmeras parcerias com empresas, centros de pesquisa e instituições de ensino no Brasil e no exterior https://www.facens.br/ 

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/04/em-parceria-com-facens-e-parque-tecnologico-de-sorocaba-mcti-inaugura-centro-de-referencia-em-iot-e-tecnologias-4.0