27/11/08 11h56

Em SP, 44 cidades recebem selo verde

Valor Econômico - 27/11/2008

A cidade de São Paulo ficou em 100º lugar num ranking ambiental feito pelo governo do Estado com 322 cidades. A lista foi elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente, que, por meio de questionários aplicados às prefeituras, deu nota de zero a cem para as agendas ambientais das cidades. Em primeiro lugar no Estado, ficou a turística Santa Fé do Sul, cidade de 30 mil habitantes no noroeste de São Paulo. Dos 645 municípios de SP, 613 firmaram compromisso com o programa Município Verde, mas apenas 332 enviaram seus planos de ação para a área ambiental. As 44 primeiras receberam um certificado chamado Selo Verde. A capital obteve nota 63,26. Entre os itens analisados estão os projetos do município para a erradicação de lixões, compromissos e ações para tratar 100% do esgoto e programas de coleta seletiva, entre outros. Um dos principais problemas apontados pela secretaria na capital do Estado é em relação à arborização urbana. A pasta analisou dois itens nessa questão: planos de arborização e metros quadrados plantados por habitante na cidade. No segundo item, a cidade ficou com 0; no primeiro, com 5. A capital do Estado conseguiu nota dez em quatro itens: habitação sustentável, combate e controle da poluição do ar, estrutura ambiental e existência de um conselho municipal.