06/02/09 15h01

Em vez de subir preços, Unilever diz que chegou a hora do volume crescer

Valor Econômico - 06/02/2009

Paul Polman tem apenas um mês como executivo-chefe (CEO) da Unilever, mas já começa a sacudir o grande e pesado grupo de bens de consumo. Dizendo-se contente por começar a trabalhar em meio a uma recessão, Polman apresentou ontem, quinta-feira, a nova estratégia para melhorar os lucros e uma nova série de cortes de custos. Até agora, a estratégia de negócios da Unilever centrou-se em aumentar o crescimento das vendas, o que é possível conseguir por meio de aumentos nos preços. Ontem, Polman disse que a nova prioridade da Unilever será aumentar o volume de vendas. "Protegeremos nosso volume e asseguraremos que cresça", disse, acrescentando que a empresa poderia fazer isso sem comprometer o fluxo de caixa ou as margens de lucro. No quarto trimestre do ano, a empresa elevou os preços em 9%, mas Polman está convencido de que aumentos dessa magnitude são insustentáveis. O crescimento futuro terá de ser conduzido pelos volumes de vendas, em vez de pelos aumentos de preços. Seu plano foi amplamente bem recebido pelos investidores, embora alguns tenham advertido que não querem ver a Unilever seguindo a mesma estratégia adotada pela Nestlé no início dos anos 90, quando se dedicou excessivamente a elevar o volume de vendas à custa dos preços. Polman, ex-executivo da Nestlé, afirmou que a Unilever poderia ampliar os volumes de vendas - que caíram 1,6% no quarto trimestre - melhorando a qualidade de suas marcas e investindo mais dinheiro em publicidade e marketing, assim como em pesquisa e desenvolvimento. Para financiar os investimentos extras, Polman iria atrás de mais economias de custos.